Sem categoria

Entrelinhas: Você está preparado para o Candyman?

No dia Internacional do Livro apresentamos uma das obras do escritor Clive Barker: “Candyman”.

O autor possui a habilidade apurada de materializar o sobrenatural com uma escrita engenhosa e vivaz. Ele explora os recantos mais ocultos da mente humana de forma brilhante e é um excelente autor de suspenses psicológicos. Entre suas inspirações estão grandes mestres do gênero como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft e Stephen King, que inclusive já declarou: “Eu vi o futuro do Horror… E seu nome é Clive Barker!”

“Candyman” foi publicado originalmente em 1985 como um conto sob o título “The Forbidden” na coletânea “Books of Blood”. E é interessante ressaltar que o Brasil é o primeiro e único país a publicar a história em um livro solo com a autorização do próprio autor. O trabalho gráfico da edição é primorosa e conta com capa dura texturizada e ilustrações originais que ambientam o conto.

 

 

O livro traz a história de Helen Buchanan, uma estudante de sociologia que está desenvolvendo uma tese sobre pichações em locais públicos e a semiótica do desespero urbano. Ela escolhe um conjunto habitacional decadente e vandalizado da Spector Street, em Londres, para centralizar seus estudos. Aos poucos a presença de Candymen é introduzida na trama através de sutis elementos, pinturas aterrorizantes, pichações ameaçadoras e vários assassinatos sem explicações. Durante a narrativa percebemos que os moradores da região estão sujeitos a diversas situações de violência e precisam lidar com a ausência de seus direitos sem a interferência policial, sendo desumanizados pela condição que se encontram.

A obra, com ambientação primorosa, pode ser considerada mais um ensaio sobre o terror urbano do que um drama pessoal da protagonista. O seu início é lento, mas fluído, para que o leitor se familiarize com a história. A trama é crescente e o final estonteante.

O conto foi adaptado para o cinema – produzido pelo próprio Barker, em 1992. O filme traz um aprofundamento maior dos personagens e funciona muito bem como um complemento do livro com informações extras sobre o surgimento da lenda e alguns plots a mais.

Recomendamos ler a obra e assistir ao longa original para descobrir mais detalhes e as diferenças entre ambos.

“O Mistério de Candyman” está disponível na plataforma da Darkflix e o livro pode ser encontrado aqui.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.