A palestra “O Terror na Literatura” realizada pela mostra “Stephen King: O medo é seu melhor companheiro”, acontece neste sábado (06), a partir das 18h. O tema abordará a constituição do gênero terror, desde os primórdios, a partir das primeiras lendas, passando pela construção dos grandes mitos na literatura, sua consagração no cinema até às séries que são exibidas em streaming, tendo livros como base. A proposta é demonstrar como o gênero, por vezes considerado menor, faz parte de todo o imaginário, seja ele do ocidente ou oriente, e dialoga com os medos primordiais do ser humano.
A discussão será ministrada pela curadora Rita Ribeiro. A transmissão será ao vivo via plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Sympla. Será oferecido aos inscritos um certificado de participação.
Além de realizar curadorias, Rita é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Também atua como líder do Grupo de Pesquisa Design & Representações Sociais, suas pesquisas concentram-se nas relações estabelecidas entre o design, as novas gerações, os processos de consumo e as artes, em especial o cinema e nos gêneros terror e ficção científica.
Rita também é autora dos livros “Design & Arte: entre os limites e as interseções” (2014), “Tempo & Design: as gerações e suas lógicas de consumo” (2018) e “O Quarteirão do Soul: identidade e resistência no asfalto” (2020). Entre os cursos ofertados na área de cinema pela profissional, destacam-se: Star Trek: A ficção científica traduz os medos do homem (2013), Strange People: o cinema ímpar de Tim Burton (2017) e Monstros no Cinema (2018).
Iniciada no dia 25 de fevereiro, a mostra traz ao público a oportunidade de debater a obra de Stephen King, discutir sobre o seu processo criativo e analisar as adaptações dos seus livros para o cinema e para a televisão. A curadoria realizada por Rita Ribeiro e Breno Lira Gomes selecionou mais de 50 produções entre filmes, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco longas que foram referência para seu trabalho.
A retrospectiva, que também inclui debates, palestra, master class e lives, acontece até o dia 22 de fevereiro. Para mais informações sobre a programação e formas de exibição e acesso, clique aqui.