A décima sétima edição do tradicional Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa, também acontecerá em ambiente totalmente on-line este ano devido à pandemia de COVID-19. Todos os filmes do evento serão exibidos de forma gratuita em um novo portal de streaming brasileiro, o WÜRLAK. A nova plataforma pertence à DRK Entretenimento, empresa responsável pelos streamings Darkflix, primeiro serviço brasileiro dedicado inteiramente ao gênero fantástico, Bradoky, com um catálogo de filmes voltado às obras de ação e aventura, e Darkomix, um serviço que disponibiliza HQs e livros gratuitos. O Fantaspoa irá inaugurar a plataforma que em breve deve disponibilizar o serviço por assinatura. Mais moderno, o novo portal deve reunir um conjunto de canais segmentados por gênero, incluindo os aplicativos já mencionados acima.
A parceria entre o serviço e os organizadores do Fantaspoa, irá proporcionar ao público do festival um ambiente on-line mais estável, ao mesmo tempo irá apresentar o portal aos usuários.
A edição anterior do evento já havia ocorrido de forma digital pela Darkflix. O formato se mostrou um sucesso, em nove dias, a programação com mais de 130 filmes, entre curtas e longas, alcançou 65 mil visualizações. Durante o período da mostra, a Darkflix registrou um tráfego em torno de 600 mil acessos. A versão on-line do festival possibilitou que um número expressivo de pessoas de todo o país pudesse ter acesso ao conteúdo do festival. Para fazer um comparativo, a última edição presencial do evento, ocorrida em 2019, contou com um público aproximado de 10 mil participantes.
Este ano, o Fantaspoa acontece durante os dias 09 e 18 de abril e exibirá um total de 160 filmes – incluindo 57 longas e 103 curtas-metragens – provenientes de 40 países diferentes. Muitas das obras selecionadas passaram por festivais de alto prestígio internacional, como, International Film Festival Rotterdam, San Sebastián Film Festival, Toronto International Film Festival, Moscow International Film Festival, Warsaw Film Festival, Sitges Film Festival, Tallin Black Nights, Locarno International Film Festival e Berlin International Film Festival.
A programação é formada em sua maioria por títulos inéditos na América Latina, entre os longas-metragens, 04 farão sua première mundial no festival, 25 terão sua primeira exibição na América-latina, 09 estarão em première internacional, e 13 obras estreiam em solo brasileiro. A curadoria diferenciada reforça o evento como a janela mais importante para exibição das produções fílmicas do gênero fantástico na América Latina.
Além dos filmes, o festival também disponibilizou atividades gratuitas no formato de live com diversos convidados, entre eles, Lourenço Mutarelli, dramaturgo e autor do romance “O Cheiro do Ralo”, a premiada atriz Luciana Paes, de “A Sombra do Pai” e “O Animal Cordial”, o ator Silvero Pereira, de “Bacurau” e Dane Taranha, apresentadora da rádio 89FM, e dos prêmios Grammy no canal TNT. A programação, que teve início no dia 23 fevereiro e termina em 08 de abril, ficará disponível até o final do evento nos canais do Youtube e Facebook do Fantaspoa. A relação com as datas e horários das lives e palestras está disponível no site do evento.
A plataforma onde os filmes serão exibidos pode ser acessada em www.wurlak.com.br ou pelo app através da loja de aplicativos de seu celular, basta se cadastrar de forma gratuita.
A 17ª edição do Fantaspoa é realizada com recursos da Lei 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.