Sem categoria

15 filmes sobre alienígenas para assistir no dia Internacional do Disco Voador

Em abril, muitos terráqueos assistiram aos três vídeos divulgados pelo o Pentágono, que mostram OVNIs se movendo rapidamente enquanto eram gravados por câmeras com sistema infravermelho. Desde então, um dos tópicos mais polêmicos do planeta está circulando por Washington.

Na semana passada, um relatório secreto sobre o assunto foi entregue ao Congresso pelo serviço de inteligência americano, que parece estar levando o assunto à sério. Os avistamentos de OVNIs, rotulados pelo pentágono como UAPs (Fenômeno Aéreo Não Identificado, em português), devem sair do mundo da ficção cientifica para que se possa entender as reais implicações destes estranhos incidentes para a segurança nacional.

Porém, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos já declarou que o objetivo não é provar se alienígenas estão ou não visitando a Terra, mas se existem algum tipo de tecnologia de última geração de adversários geopolíticos que possa ser uma ameaça ao país.

O aguardado relatório sobre o tema será finalmente publicado no fim deste mês e deve revelar uma série de textos escritos por militares que relatam “veículos movendo-se de forma errática no céu”.

Enquanto aguardamos por tais informações, continuamos alimentando o nosso imaginário com obras de ficção científica e seus elementos extraterrestres, que, de certa forma, pode nos preparar para o caso de uma invasão alienígena, será?

Coincidindo com o tema, hoje comemora-se o Dia Internacional do Disco Voador, a data marca a primeira aparição de um OVNI registrada nos Estados Unidos. O piloto Kenneth Arnold, teria visto nove objetos voadores sobrevoando o Monte Rainier, ao norte do país, em 1947. Para celebrar a data, selecionamos 15 filmes que exploram o assunto e estão disponíveis em nossa plataforma!

 

REFÉNS DO DESCONHECIDO (Alien Raiders), 2008

Em Buck Lake, Arizona, um pequeno supermercado está prestes a fechar quando é invadido por terroristas armados que imediatamente matam inúmeros empregados e consumidores. Os homens afirmam que são cientistas renegados que pretendem conter uma infestação alienígena no local. Agora eles querem descobrir quem, entre os sobreviventes do ataque, são extraterrestes. “Reféns do Desconhecido” faz um bom trabalho em manter o espectador envolvido na trama tensa e emocionante até o final.

 

INVASORES DE MARTE (Invaders From Mars), 1986

“Invasores de Marte” é um remake do filme de mesmo nome lançado em 1953. Esta versão foi produzida pela Cannon Films e contou com Tobe Hooper na direção, famoso pelos filmes “O Massacre da Serra Elétrica” e “Poltergeist – O Fenomeno”. “Invasores de Marte” foi realizado após o longa “Força Sinistra”, também dirigido por Hooper em parceria com a Cannon, a trama de ambos envolve seres do espaço e ficção cientifica. O enredo acompanha David, um menino que passa a ser perseguido por pessoas abduzidas por alienígenas, inclusive seus pais. Junto com a enfermeira da sua escola, David busca ajuda dos fuzileiros navais dos EUA para combater a invasão. O longa é uma verdadeira homenagem às obras do gênero dos 50, 60 e 70.

 

USINA DE MONSTROS (Quatermass 2: Enemy From Space), 1957

“Usina de Monstros” foi lançado em 1957 pelo cultuado estúdio inglês Hammer e ficou conhecido como uma das preciosidades daquele período especial do gênero de ficção científica. O filme foi dirigido por Val Guest e protagonizado pelo ator Brian Donlevy e faz parte de uma trilogia que incluem os filmes “Terror que Mata” (1955) e “Sepultura na Eternidade” (1967). Na trama, o Professor Quatermass investiga a queda de inúmeros meteoros em uma pequena cidade e acaba descobrindo uma conspiração secreta que permitirá que um enorme organismo amorfo composto por milhões de partículas inteligentes conquiste o planeta terra. Para isso, o alienígena pretende controlar os seres humanos, infiltrando-se em setores do governo e das forças armadas para colocar seu plano de invasão em prática.

 

O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (The Thing), 2011

“O Enigma do Outro Mundo” é uma pré-sequência do filme homônimo de 1982, do diretor John Carpenter. A trama é centrada em um alienígena descoberto por cientistas no gelo da Antártida. Uma equipe de cientistas liderados pelo Dr. Sander é levada até uma base numa região remota, local onde foi descoberta uma grande nave extraterrestre sob o solo congelado. Dentro da espaçonave, a equipe descobre o corpo intacto de uma criatura presa em um bloco de gelo. Eles levam o alienígena para a base sem suspeitar que o ser está vivo. Agora, os cientistas terão que lidar com a criatura e com o poder que ela tem de se duplicar e copiar a forma humana. O longa conta com ótimos efeitos especiais que marcam vários momentos da história.

 

DARK STAR (Dark Star), 1974

“Dark Star” é o filme de estreia do renomado cineasta John Carpenter e do grande roteirista Dan O’Bannon. Inicialmente foi produzido como um curta, mas com a repercussão positiva em festivais onde foi exibido, ganhou cenas adicionais. O longa se passa em 2150, a pequena tripulação de astronautas americanos da espaçonave Dark Star tem a missão de destruir planetas instáveis. Eles contam com o auxílio de um computador de bordo – uma referência ao HAL 9000 de “2001: Uma Odisseia no Espaço”-, mas após 20 anos no espaço algumas coisas já não funcionam como deveriam e o tripulantes terão que lidar com situações perigosas. A obra flerta abertamente com o humor e se tornou um clássico dos anos 1970. O filme ganhou o Golden Scroll de melhores efeitos especiais no Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA, em 1976. Também foi indicado ao Nebula Award de melhor roteiro pelo Science Fiction and Fantasy Writers of America, e ao Hugo Awards como melhor filme.

 

HANGAR 18 (Hangar 18), 1980

O cineasta James L. Conway, conhecido principalmente pelos inúmeros seriados de ficção cientifica e universo fantástico – como, Star Trek, Jornada nas Estrelas, Charmed e Sobrenatual – é o diretor de “Hangar 18”, primeiro filme baseado nas hipóteses sugeridas no livro “Chariots of the Gods, do escritor Eric Von Danniken que aborda o tema OVNI e alienígenas. Em “Hanger 18”, os astronautas Steve Bancroft e Gates estão prestes a lançar um satélite no espaço quando um OVNI surge e paira sobre sua nave. Eles não conseguem impedir o lançamento e o satélite colide com objeto voador não identificado que cai em direção à terra. O acidente provoca a morte de um dos astronautas e a equipe que estava no espaço terá que provar que não foram negligentes e revelar a verdadeira causa do desastre que está sendo encoberta por interesses políticos. O longa possui uma atmosfera misteriosa e conta com a grande atuação de Robert Vaughn que interpreta o político Gordon Cain.

 

O PLANETA PROIBIDO (Forbidden Planet), 1956

Um clássico da ficção cientifica que influenciou muitas obras do gênero produzidas posteriormente. “O Planeta Proibido” trouxe referências como hologramas, poços de fundo infinito, robôs e até mesmo as legendas deitadas que avançam para o espaço usadas no trailer foram repetidas anos mais tarde em “Guerra nas Estrelas” (1977). A história se passa em 2200, a tripulação de uma nave parte rumo ao planeta Altair IV para descobrir o que houve com os integrantes de uma missão iniciada há vinte anos no local. Ao chegar, descobrem que há apenas dois sobreviventes, o Dr. Mobius e sua jovem filha Altaira, a quem sua falecida esposa deu à luz no local. O mal que dizimou a raça que habitava o planeta no passado agora ameaça os humanos que ainda vivem em Altair IV. Apesar do perigo, o Dr. Mobius se recusa a voltar para a terra.

 

INSEMINOID – PLANETA DO MEDO (Inseminoid), 1981

Neste terror de ficção cientifica, em um futuro indefinido, um grupo de 12 cientistas trabalham em um laboratório localizado em um planeta distante para investigar o que houve com a sua antiga civilização. Quando Sandy, uma das cientistas é atacada e inseminada por uma criatura alienígena monstruosa ela se torna psicótica. Logo, mortes brutais começam a acontecer entre o grupo. O longa foi indicado ao prêmio Fantasporto (Festival Internacional de Cinema do Porto) de melhor filme e ganhou o prêmio Fantafestival (Mostra Internazionale del Film di Fantascienza e del Fantastico) de melhores efeitos especiais. Vale a pena conferir.

 

O MONSTRO DO ÁRTICO (The Thing from Another World), 1951

Um clássico da ficção científica, “O Monstro do Ártico” figura como um dos filmes mais importantes do gênero. Dirigido por Christian Nyby, o longa lançado no início da década de 1950, conta a história de uma equipe de exploradores. Eles encontram uma criatura alienígena milenar congelada dentro de sua nave no círculo polar ártico. A espécie é resgatada e volta a vida, porém se revela hostil e violenta. Após escapar, ela começa a caçar os exploradores que estão enclausurados em sua base. O monstro se alimenta do sangue humano e se adapta ao ambiente para se reproduzir e infestar o planeta. A obra foi baseada em um conto do renomado escritor de ficção científica John W. Campbell Jr. e inspirou inclusive o autor Stephen King. O elenco traz os competentes Kenneth Tobey, Robert Cornthwaite, Margareth Sheridan.

 

TERROR EM LOS ANGELES (The Dark), 1979

Uma onda de assassinatos violentos começa a ocorrer durante as noites de Los Angeles. Frustrado com a morosidade da polícia, um jornalista, pai de uma das vítimas, começa a procurar por respostas. Com a ajuda do detetive responsável pelo caso, ele pretende encontrar o assassino. Curiosamente, o filme seria dirigido por Tobe Hooper, de “Um Massacre da Serra Eletrica”, mas o cineasta acabou sendo substituído por John Cardos. Outra grande mudança foi a alteração do roteiro original. Inicialmente, o antagonista de “Terror em Los Angeles” seria uma criança maltratada que passou parte da vida trancada em um sótão. Quando consegue fugir, a vítima se torna um assassino que busca vingança pelo seu sofrimento. Pouco antes de terminarem as filmagens, os produtores do filme decidiram capitalizar a obra aproveitando o sucesso de “Alien – O Oitavo Passageiro”, lançado no mesmo ano. Eles exigiram extensas refilmagens para incluir um fator extraterrestre na história.

 

O APANHADOR DE SONHOS (Dreamcatcher), 2003

Com direção de Lawrence Kasdan e estrelado pelos experientes Morgan Freeman e Tom Sizemore, “O Apanhador de Sonhos” acompanha a história de um grupo de quatro amigos que salva um garoto com deficiência mental do ataque de uma gangue de adolescentes. Como forma de retribuição, Duddits, o menino, divide com o grupo o seu dom sobrenatural de premonição e telepatia. Vinte anos se passam e o grupo decide se reunir em uma cabana. Isolados por uma tempestade de neve, eles se veem envolvidos em um mistério sobre monstros alienígenas e a força militar.

 

ELES VIVEM (They Live), 1988

Em “Eles Vivem”, John Carpenter procura apresentar a realidade alienada dos Estados Unidos através de símbolos que retratam o patriotismo e o controle estatal exercido nos anos 1980, período em que Reagan governava o pais com certo autoritarismo. Na trama, acompanhamos John Nada, um trabalhador que troca o interior do Colorado pela cidade grande em busca de emprego. Sem opções, Nada vai morar e trabalhar numa área marginalizada da cidade, onde minorias tentam sobreviver. Certo dia, o personagem encontra um peculiar par de óculos escuros, ao usá-lo, passa a enxergar o mundo como ele realmente é, as verdadeiras mensagens subliminares da publicidade, e o mais importante, pessoas que aparentam ser alienígenas e querem dominar o mundo. Além de uma sátira, a obra retrata o desejo do cineasta por uma transformação.

 

INVASORES DE CORPOS, A INVASÃO CONTINUA (Body Snathchers), 1993

O competente cineasta Abel Ferrara fez um excelente trabalho de direção neste longa atemporal baseado na novela de Jack Finney, publicada em 1955. A trama é a terceira versão da história que fala sobre a invasão da Terra por seres alienígenas que se transformam em duplicatas de pessoas reais, porém sem qualquer emoção ou capacidade de interação. Em “Invasores de Corpos – A Invasão Continua”, a jovem Marti Malone se muda com o seu pai Steve, sua madrasta Carol e seu meio-irmão Andy para uma base militar americana onde seu pai deve analisar os efeitos no meio ambiente de produtos químicos manipulados na base. Além dos problemas com a sua família, Marti logo descobrirá que as pessoas estão sendo substituídas por cópias de si mesmas enquanto dormem.

 

A VISÃO DO TERROR (TerrorVision), 1986

“A Visão do Terror” é uma pérola dos anos 80. O filme navega pela ficção científica e pelo terror, e apesar do baixo orçamento entrega efeitos especiais práticos impressionantes. A trama gira em torno dos Potterman, uma excêntrica família americana que recentemente instalou em sua residência um novo sistema de antenas parabólicas. Felizes com o aparato, eles não percebem que uma descarga elétrica vinda do espaço criou um portal para outro mundo e que uma criatura mutante de Plutão se transportou para o local. Logo o alienígena faminto começa a devorar os integrantes da casa e cabe ao caçula Sherman, o único que sabe do ocorrido, convencer os país, a irmã e seu avô sobre a existência do monstro.

 

VAMPIROS DE ALMAS (Invasion of the Body Snatchers) 1956

Mais uma obra que inspirou o trabalho de Stephen King: “Vampiros de Almas”, de 1956. Baseado no livro “The Body Snatchers” do autor Jack Finney e dirigido pelo competente cineasta Don Siegel, o filme se passa fictícia cidade de Santa Mira, Califórnia, onde sementes vindas do espaço caem na Terra. As sementes crescem e se assemelham a grandes vagens, porém trata-se de algo mais sinistro. Dentro delas, crescem duplicatas de seres humanos. Em pouco tempo, os pacientes do Dr. Miles Bennell começam a apresentar a mesma queixa, seus entes queridos parecem ter sido substituídos por impostores sem emoção. Três remakes do longa já foram produzidos.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.