Sem categoria

Fica em casa! 30 filmes de terror envolvendo residências e histórias sombrias

Filmes de terror que envolvem o querido “lar, doce lar” tendem a ser mais angustiantes do que a maioria dos outros subgêneros, isso porque provocam um de nossos maiores medos, o de ter um espaço destinado ao conforto e segurança invadido ou atormentado por elementos que envolvem psicopatas, maldições, assombrações, bruxas, entre outros infortúnios.

Para explorar o subgênero, selecionamos 30 produções recentes e de décadas anteriores (todas disponíveis na Darkflix) onde residências são o palco para as mais diferentes histórias de horror. Tranque as portas e confira a nossa lista, se tiver coragem!

 

INTERMEDIÁRIO DO DIABO (The Changeling), 1980

Mesmo sem nunca ter assistido ao longa “Intermediário do Diabo”, é provável que você esteja familiarizado com a trama desse clássico dos anos 1980, isso porque a cena icônica da bola vermelha descendo as escadas da mansão foi referência para inúmeros filmes de terror ao longo dos anos. De fato, a sequência chegou à 54ª posição na lista dos 100 momentos mais assustadores do cinema nos Estados Unidos e o diretor Martin Scorsese incluiu “Intermediário do Diabo” na lista dos 11 filmes mais assustadores de todos os tempos. Produções como “O Chamado”, “Os Outros” e “A Colina Escarlate” de Guillermo del Toro, também se inspiraram na história contada na película. Mas, o que você talvez não saiba sobre “Intermediário do Diabo” é que a trama sobre um espírito malévolo que assombra uma mansão sinistra se baseia em uma história real. Leia mais sobre a história aqui.

A trama conta a história do compositor John Russell, interpretado por George C. Scott, que durante as férias com sua família sofre um acidente de carro que tira a vida de sua esposa e filha. Atormentado, Russell deixa sua casa em Nova York e se muda para uma mansão isolada perto de Seattle. Logo o compositor começa a sentir a presença de um fantasma, um garoto que se afogou na banheira da casa. Ele pede ajuda à Claire Norman, que lhe indicou a propriedade para descobrir os segredos da morte do garoto.

 

CASA DOS SONHOS (Dream Home), 2010

A trama dirigida por Ho-Cheung Pang se passa em Hong Kong, a jovem Cheng Lai-sheung trabalha arduamente em dois empregos para economizar o suficiente para comprar seu próprio apartamento com vista para o Victoria Harbour, cumprindo desta forma, a promessa que fez aos pais. Após passar por muito imprevistos, ela consegue a quantia para dar entrada no imóvel dos sonhos, porém uma súbita valorização do local, faz com que os vendedores aumentem o valor inicial, impossibilitando que Cheng efetue a compra. A jovem entra em um frenesi violento sem limites para alcançar o seu objetivo. O filme “Casa dos Sonhos” fez sua estreia mundial em 2010, no Far East Film Festival, em Udine, Itália. Durante a exibição, algumas pessoas do público vomitaram e uma chegou a desmaiar no meio da sessão, devido à violência gráfica exposta no longa.

 

LÍVIDO (Livide), 2011

Escrito e dirigido por Alexandre Bustillo e Julien Maury, o filme francês “Lívido”, acompanha Lucie, uma jovem enfermeira em seu primeiro dia de trabalho como cuidadora de doentes.  Em uma grande casa isolada ela conhece a Sra. Jessel, uma idosa mantida viva por um respirador. Logo Luci descobre que existe um suposto tesouro escondido na velha mansão e decide, com a ajuda de amigos, procura-lo. Durante a busca encontram inúmeras armadilhas e eventos sobrenaturais angustiantes. O longa é um terror psicológico envolvente que mantem o telespectador tenso até o final.

 

STEPHANIE (Stephanie), 2017

“Stephanie” foi produzido pela prestigiada Blumhouse e dirigido por Akiva Goldsman. Apesar de apostar no tema sobrenatural, o enredo foge do habitual e prende a atenção do espectador através de uma atmosfera sombria e misteriosa. Na trama, acompanhamos a menina que dá nome ao longa, uma garota que está sozinha em casa e passa a maior parte do tempo dentro dela. Logo, descobrimos que ela foi abandonada pelos pais durante um evento catastrófico global. Após vários dias seus pais retornam e tentam retomar a rotina, mas as coisas não voltam a ser como antes. Algo sombrio parece ter dominado Stephanie.

 

SUPERSTIÇÃO (Superstition), 1982

No filme “Superstição” acompanhamos a história de uma família que se muda para um casarão ao lado de um grande lago no interior de Mill Road em Cambridge, Inglaterra. No decorrer do longa, os recém moradores descobrem que o local foi palco para a execução de uma bruxa há 300 anos. Estranhos acontecimentos deixam claro que a bruxa está de volta em busca de vingança. Ao estilo slasher, o longa traz uma série de assassinatos criativos que não economizam nas representações gráficas de sangue, violência e jump scares. Se você procura por temas sobrenaturais, casas amaldiçoadas, feitiçaria e muito horror, este é o seu filme!

 

UMA LÂMINA NO ESCURO (La casa con la scala nel buio), 1983

“Uma Lâmina no Escuro” é uma produção italiana de mistério e assassinato dirigido por Lamberto Bava. Na história, Bruno, interpretado por Andrea Occhipinti, é um compositor que se muda por algumas semanas para uma mansão afastada na região da Toscana a fim de buscar inspiração para compor a trilha sonora de um filme de terror. Tudo parece tranquilo até que uma série de assassinatos brutais passam a aterrorizar a região. As cenas de assassinatos perturbadores e as longas sequências de perseguição pontuam o filme. Bava entrega um longa com bom enredo, boa música, muito sangue e um final interessante.

 

DOCES PARA O DIABO (The Devil’s Candy), 2015

Com um elenco talentoso, o diretor tasmaniano Sean Byrne, do excelente “Entes Queridos” (2009), dá sequência à sua evolução fílmica com um longa-metragem que mistura horror e notas de Heavy Metal. Em “Doces para o Inferno”, o casal Jesse e Astrid Hellman e a filha Zooey, se mudam para a sua nova casa na área rural do Texas. Logo no início, a família é avisada sobre um crime horrendo que ocorreu na residência, mas mesmo assim, decidem fechar a compra. Jesse decide transformar o celeiro em um estúdio de arte e logo começa a criar suas pinturas inspiradas em músicas de rock pesado. Gradualmente suas obras começam a ganhar um tom mais sombrio e parecem representar acontecimentos futuros. Aos poucos o novo ambiente influencia o comportamento do pai, abrindo espaço, inclusive, para a aproximação de um serial killer satanista que se interessa por Zooey.

 

BONECAS MACABRAS (Dolls) 1987

O trio de idealizadores de “Bonecas Macabras” já garantem ao filme uma posição de destaque entre as produções italianas. O diretor Stuart Gordon, o produtor Brian Yuzna e Charles Band da Empire Pictures já se haviam se reunido anteriormente para a produção dos filmes “Re-Animator” e “Do Além”, grandes exemplares do gênero. O roteiro foi escrito por Ed Naha e traz a história de um grupo de pessoas que se abrigam em uma mansão durante uma tempestade. Os anfitriões idosos são artesãos que fazem bonecas, no entanto, no decorrer do filme descobrimos que as criações do casal são na verdade seres humanos transformados em ferramentas para um plano maligno. Os efeitos especiais se mostram bem interessantes, considerando a época em que foram feitos, e proporcionam cenas impressionantes com abordagem sangrenta e visceral, bem ao estilo gore, fórmula de sucesso nos anos 80.

 

A CASA DA NOITE ETERNA (The Legend of Hell House), 1973

“A Casa da Noite Eterna” é um dos melhores filmes de casa mal-assombrada já produzido e certamente elevou o patamar deste sub-gênero. O longa é baseado no conto de Richard Matheson, que também foi responsável pelo roteiro tenso e sóbrio da película, a fotografia escura também ajudou a criar o ambiente perturbador da mansão assombrada. Podemos acompanhar na obra o debate entre a fé e a ciência sobre os acontecimentos sobrenaturais apresentadas pelo enredo de forma muito competente. Na história, o milionário Rudolph Deutsch propõe à um grupo de pessoas que passem alguns dias em uma mansão supostamente assombrada com o intuito de provar que há vida após a morte, como incentivo pagará 100 mil libras para todos os participantes que sobreviverem. O grupo é formado por um parapsicólogo e sua esposa, uma médium e um paranormal (único “sobrevivente” de uma reunião anterior feita na construção).

 

MAMÃE & PAPAI (Mum & Dad), 2008

Dirigido e roteirizado pelo cineasta Steven Sheil, “Mamãe e Papai” se inspira nos temas tortura e famílias psicologicamente perturbadas para criar um terror gore angustiante. Na história, a jovem imigrante polonesa Lena, que trabalha como faxineira no aeroporto de Londres é convidada a passar a noite na casa de Birdie, sua colega de trabalho. Chegando lá, Lena é atacada e mantida refém pelos familiares de sua amiga. A prisioneira percebe que a família não é tradicional e vai ter que enfrentar torturas físicas e psicológicas se quiser sobreviver dentro daquela casa.

 

VENOM (Venom), 1981

“Venom” se tornou um cult do cinema inglês pela quantidade de talentos envolvidos no filme. A adaptação do best-seller do autor sul-africano Alan Scholefield ficou por conta de Robert Carrington e o casting de atores teve a presença do veterano Sterling Hayden, e grandes nomes como Oliver Reed, Klaus Kinski, Sarah Miles, Susan George e Nicol Williamson. Na trama, violentos criminosos invadem a casa de um casal milionário e sequestram seu filho que se encontra sob cuidados do avô enquanto os pais viajam. Durante o andamento da história, os sequestradores terão que lidar com uma ameaça mais preocupante que a polícia, uma cobra mamba negra, extremamente agressiva e venenosa, que está solta na mansão.

 

O MONSTRO INVISÍVEL (The Unseen), 1980

Tensão e uma atmosfera sinistra são os elementos garantidos em “O Monstro Invisível”. Na trama, três mulheres jornalistas viajam para uma pequena cidade na Califórnia para cobrir um evento tradicional da região. Por falta de vaga nos hotéis, elas se hospedam na casa de um zelador de um antigo museu. O que não esperavam é que a estadia iria se transformar em pesadelo por conta de um segredo escondido no porão da casa. O diretor e roteirista da história, Danny Steinmann, também possuiu em seu currículo o filme “Sexta-Feira 13 Parte 5: Um Novo Começo”, de 1985.

 

O CASTELO MALDITO (Castle Freak), 1995

O roteiro de “O Castelo Maldito” se baseia no conto “The Outsider”, de H.P. Lovecraft, escritor que revolucionou o terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. Dirigido por Stuart Gordon (criador da série “Re-Animator”), o filme tem todos os elementos necessários para ótimo terror: excelente elenco, ótima ambientação, muito sangue, maquiagem impecável realizada pelo grande Everett Burrel e um grande clima de suspense. Na história acompanhamos um casal que viaja com a filha para a Itália e lá se hospedam no castelo herdado pela família. Quando começam a aparecer corpos mutilados pelos corredores da construção, John descobre que uma terrível criatura habita as masmorras do local e ele terá que lutar para salvar a vida de sua família.

 

A MANSÃO DA MEIA-NOITE (House of the Long Shadows), 1983

“A Mansão da Meia-Noite” possui um time inigualável em seu elenco: John Carradine, Vincent Price, Peter Cushing e Christopher Lee. Esta informação por si só já torna o filme uma preciosidade. A obra é a única na história do cinema a reunir os renomados astros de terror de sua geração. Dirigida por Peter Walker, o longa se baseia no clássico “Seven Keys to Baldpate” do autor Earl Derr Biggers e conta a história de um escritor norte-americano chamado Kenneth Magee, que parte para a mansão Baldpater Manor após uma aposta feita com seu editor Sam Allyson. Sua missão é escrever um livro sobre o local em 24 horas. O desenrolar da trama é permeada por uma áurea de mistério que inclui os personagens misteriosos de Corradine, Price, Cushing e Lee.

 

O CANAL (The Canal), 2014

O casal David e Alice vivem com seu filho de cinco anos em uma antiga casa próxima ao Canal. David trabalha como editor e arquivista de filmes antigos com sua amiga Claire. Certo dia, ela lhe entrega um pacote de negativos de 1902, curioso, David percebe que se trata de imagens de um crime horrível que ocorreu na sua atual residência. Ao mesmo tempo, o casal enfrenta problemas conjugais e tudo piora quando Alice desaparece. O arquivista inicia uma busca por respostas enquanto começa a presenciar estranhos acontecimentos em sua casa. Ele precisa proteger o seu filho e lutar por sua sanidade antes que os crimes do passado se repitam. “O Canal” segue a recorrente temática sobre casas assombradas, mas se sobressai entre as obras do gênero lançadas nos últimos anos. Um longa que infelizmente passou despercebido pelo público, mas que merece grande destaque.

 

BEETLEJUICE, OS FANTASMAS SE DIVERTEM (Beetlejuice), 1988

Há mais de três décadas, fomos apresentados a um dos personagens mais carismáticos e estranhos do universo de Tim Burton: o fantasma Beetlejuice, interpretado de forma assustadora e cômica por Micheal Keaton. Em “BeetleJuice, Os Fantasmas se Divertem”, Burton introduz seu estilo de narrativa e ambientação característicos e presentes em suas obras seguintes. Com uma mistura de terror e humor sombrio, acompanhamos os protagonistas Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis), um jovem casal que morreu em um acidente e é condenado a passar mais de cem anos em sua nova casa. Entretanto, a residência é comprada por uma rica e excêntrica família que pretende lucrar com a possibilidade do local ser assombrado. Atormentados pelos novos moradores, os fantasmas decidem contratar Beetlejuice para expulsá-los do local.

 

O DIÁRIO DE ELLEN RIMBAUER (The Diary of Ellen Rimbauer), 2003

Considerado um prequel do longa “Rose Red – A Casa Adormecida”, o filme se situa no início do século XX, em Seattle, e conta a história da jovem Ellen Rimbauer. Após se casar com o magnata do petróleo John P. Rimbauer, Ellen ganha de seu marido uma majestosa mansão, a Rose Red. Algum tempo depois, ela descobre que não é a única mulher na vida de John e passa a ter medo do marido quando pessoas próximas a ele começam a desaparecer misteriosamente. Além disso, estranhos acontecimentos ocorrem em Rose Red. Ellen suspeita que os eventos possam estar ligados aos sumiços recentes. O mestre do terror, Stephen King, assina o roteiro da produção em parceria com Ridley Pearson.

 

DESAFIO DO ALÉM (The Haunting), 1963

Inspirado no romance “Assombração da Casa da Colina”, de Shirley Jackson, “Desafio do Além” é um clássico do terror e fonte de inspiração para inúmeras produções sobre residências e presenças sobrenaturais. Na história acompanhamos um antropólogo que está desenvolvendo um estudo sobre a existência do sobrenatural. Para isso, ele aluga uma mansão considerada assombrada e convida três pessoas para acompanha-lo em suas observações. No decorrer da estádia eles descobrem os horrores guardados por trás das portas da antiga construção. Entre a ciência e o sobrenatural, o trio terá de lutar pela própria sanidade e sobrevivência.

 

BONECAS ASSASSINAS (Dolls), 2019

Em “Bonecas Assassinas”, um problemático autor de livros infantis e sua rebelde filha adolescente se mudam para uma antiga casa recém herdada. Durante a mudança encontram misteriosas bonecas no porão, logo eles descobrem que os objetos possuem um passado sinistro e mortal. O filme traz de volta às telas a atriz Dee Wallace que atuou em “ET: O Extraterrestre”, “Grito de Horror” e “Cujo”. O longa sobrenatural foi dirigido pelo estreante Cuyle Carvin, responsável pelo curta de horror Amused, de 2015.

 

O ENIGMA DA MANSÃO SINISTRA (The Evil), 1978

“O Enigma da Mansão Sinistra” é uma obra arrepiante de suspense e sobrevivência. Na trama, C.J. Arnold, um médico psiquiatra, decide comprar uma mansão em ruínas da época da Guerra Civil para transformá-la em uma clínica. Com a ajuda de sua esposa, a Dra. Caroline, e de alguns amigos, eles começam a reformar o local, mas logo se tornam vítimas de eventos sobrenaturais. Presos dentro da casa, o grupo precisará enfrentar fenômenos ultrajantes e fantasmagóricos para descobrir qual segredo o local esconde para escaparem com vida.

 

POLTERGEIST – O FENÔMENO (Poltergeist), 1982

Com um argumento eficiente, “Poltergeist – O Fenômeno”, mostra o cotidiano de uma típica família americana em sua nova casa em um condomínio construído pela empresa em que o pai trabalha. Logo após se estabelecerem, estranhos eventos ocorrem na residência e a filha mais nova do casal, Carol Anne, passa a interagir com vozes que saem da televisão. Gradativamente as atividades sobrenaturais se intensificam e colocam a vida de todos os familiares em risco. Com um elenco afinado e efeitos visuais e sonoros de qualidade o filme recebeu três indicações ao Oscar e um BAFTA. A obra foi dirigida por Tobe Hooper, sob a tutela de Steven Spielberg, que foi o idealizador, roteirista e argumentista do projeto.

 

BLOCO 18 – ONDE HABITA O TERROR (Vladenie 18), 2014

Em busca do apartamento dos seus sonhos, um jovem casal se depara com uma proposta perfeita. Um imóvel de valor acessível em uma torre alta nos arredores da cidade. A construção faz parte de um novo empreendimento que promete se tornar um distrito vibrante e bem valorizado. Entretanto, após se mudarem, o casal percebe que há algo errado com o edifício, eles são constantemente monitorados, seus vizinhos não são amigáveis e ambos começam a vivenciar pesadelos que parecem alucinações. Assustados com as estranhas ocorrências, eles procuram a polícia, resta saber se as autoridades conseguirão ajudá-los.

 

A INVASORA (L’Intérieur), 2007

Com altas doses de violência, “A Invasora” conta a história de Sarah, uma mulher grávida que perdeu o marido recentemente em um acidente de carro. Deprimida e já no final da gestação, ela decide passar a véspera do Natal sozinha em sua casa. Durante a noite uma mulher bate em sua porta pedindo por ajuda. Logo Sarah descobre que a estanha sabe tudo sobre sua vida e não a deixará em paz até invadir sua casa e colocar em prática seu plano aterrador. Os diretores Alexandre Bustillo e Julien Maury não economizaram no sangue e nos ataques brutais que causam incomodo, principalmente por serem praticados contra uma grávida que precisará lutar com todas as forças para defender a própria vida e a de seu bebê. O filme mantém o espectador tenso, não apenas pela ação, mas pela ânsia em saber os motivos da invasora.

 

A NOITE DAS BRUXARIAS (Witchtrap), 1989

Neste filme de horror, acompanhamos um grupo de parapsicólogos e policiais que juntos investigam uma velha mansão supostamente assombrada por seu dono anterior. Eles precisam exorcizar o local para transforma-lo em uma pousada. Um dos participantes, o oficial Tony Vincente não acredita em nenhum dos rumores, mas logo percebe que espíritos malignos podem ser reais. O diretor e roteirista, Kevin Tenney lançou anteriormente os longas “Espírito Assassino” (1986) e “A Noite dos Demônios” (1988), obras que se saíram extremamente bem em VHS, ambos fariam parte da trilogia não oficial que inclui “A Noite das Bruxarias”, também lançado em mídia física em 1989.

 

MANSÃO DA MORTE (Sorority House Massacre), 1986

Qualquer semelhança com o slasher “Halloween”, não é coincidência. Há vários elementos que remetem o espectador ao filme de John Carpenter, mas isso não significa que “Mansão da Morte” seja ruim, muito pelo contrário, o longa possui muitas qualidades e hoje é considerado um cult clássico do horror. Na história, acompanhamos Beth, uma universitária que precisa sobreviver aos ataques de um assassino insano que invade a fraternidade onde ela está morando, e com quem parece ter uma estranha ligação psíquica.

 

SOB A SOMBRA (Under The Shadow), 2016

“Sob a Sombra”, filme que ganhou destaque no Festival de Sundance de 2016, pode ser considerado um terror reflexivo em que o horror de uma guerra pode ser mais angustiante e assustador do que uma entidade sobrenatural. O longa se passa em 1988, na cidade de Teerã, durante a guerra entre Irã e Iraque. Shideh e sua filha Dorsa vivem dentro de seu apartamento com medo dos ataques frequentes que acometem a cidade. Seu marido é médico e é convocado para atender os feridos nas batalhas. Sozinhas, elas enfrentam o medo constante dos bombardeios e da possibilidade do prédio onde moram estar sendo assombrado por um Djinn. O diretor iraniano Babak Anvari evita jumpscares e ambientes sombrios e prefere apresentar o peso e a relevância que cada situação deve ter e o medo distinto que elas causam na vida das personagens. Afinal, o que é mais aterrorizante, uma guerra ou o sobrenatural?

 

A MANSÃO DO INFERNO (Inferno), 1980

“A Mansão do Inferno”, de Dario Argento, traz elementos característicos de suas obras, o visual barroco, as luzes e cores brilhantes e a trilha sonora sombria que relembra um horror milenar, quase lendário. O filme é a segunda parte da fantástica Trilogia das Mães, iniciada em 1977 com “Suspiria” e finalizada em 2007 com “Mother of Tears”. No enredo seguimos a história de Rose Elliot, uma jovem escritora que vive em um antigo apartamento em Nova York. Ela passa a ser atormentada por estranhos acontecimentos após ler um livro misterioso escrito por um arquiteto inglês. Assustada, pede ajuda ao seu irmão que mora em Roma. Juntos descobrem que o prédio em que mora está relacionado com as histórias do livro.

 

OS INOCENTES (The Innocents), 1961

“Os Inocentes”, adaptação da obra “A Volta do Parafuso” do autor Henry James, é um clássico que aposta no terror psicológico. Na trama, acompanhamos Miss Giddens, a jovem governanta contratada para cuidar dos órfãos Flora e Miles. Logo que chega na sombria mansão, ela se depara com aparições de antigos empregados mortos e com o passar do tempo acredita que os fantasmas estão influenciando o comportamento das crianças. Giddens começa a investigar o passado dos falecidos e o relacionamento que mantinham com Flora e Miles, mas no decorrer do enredo a tensão aumenta e o espectador passa a se questionar sobre a sanidade da protagonista vivida pela atriz Deborah Kerr.

 

O INQUILINO (Le Locataire), 1976

O então jovem cineasta Roman Polanski, além de dirigir, também atua em “O Inquilino”. Nesta história sombria e tensa, o imigrante polonês Trelkovsky, vivido por Polanski, aluga um apartamento em um estranho prédio residencial onde a última inquilina se atirou da janela. Ele fica obcecado pela história e se convence de que os moradores do edifício estão tramando um plano para que ele se suicide também. Os cenários e a trilha sonora criam grande suspense e inquietação ressaltando como o local e a situação do personagem é perturbadora. A obra é o terceiro filme da Trilogia do Apartamento realizada pelo diretor e composta pelos filmes “Repulsa ao Sexo” e “O Bebê de Rosemary”, todos disponíveis na Darkflix.

 

O NINHO (Apparition), 2015

Em “O Ninho” o diretor Quinn Saunders explora os temas fortes: amor, morte e a fragilidade da mente. O thriller sobrenatural conta a história de Doug, um jovem que perde a sua noiva em um acidente de carro. Para lidar com o luto ele se isola em sua casa de campo. Em meio as suas lembranças, Doug percebe que não está sozinho, enquanto ele descobre a história trágica do local, ocorrências sobrenaturais revelam um segredo que sua noiva levou para o túmulo. Temendo por sua sanidade, ele busca uma saída para se libertar do horror psicológico e descobrir o que é real.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.