Em “A Máquina do Tempo”, de H.G. Wells, um grande cataclismo lunar causa uma catástrofe ambiental na Terra. Na vida real, os cientistas já sabem que a órbita da Lua oscila a cada 18 anos e meio, ampliando o aumento do nível do mar, causando grandes ondas em todo o mundo. Embora a oscilação da Lua tenha sido documentada pela primeira vez em 1728 sem gigantescas tragédias, a mudança climática indica que o próximo ciclo pode levar a dramáticas inundações costeiras.
Estas informações foram divulgadas em um novo estudo realizado pelos membros da equipe da NASA que acompanha as mudanças do nível do mar na Universidade do Havaí. Segundo os cientistas, a próxima oscilação deve acontecer em meados da década de 2030, o que significa que aqueles que vivem nas comunidades costeiras têm pouco mais de uma década para se preparar.
As ondas previstas não serão tão catastróficas quanto os furacões que atingem a costa, mas acontecerão com mais frequência, e o efeito cumulativo está deve ser desastroso. “É o efeito acumulado ao longo do tempo que causará um impacto”, disse Phil Thompson, professor assistente do departamento de oceanografia da Universidade do Havaí, em comunicado à imprensa. “Se inundar 10 ou 15 vezes por mês, as empresas não poderão continuar operando com seu estacionamento submerso. As pessoas perderão seus empregos porque não conseguirão trabalhar. Verter fossas se tornou um problema de saúde pública. ”, concluiu.
Algumas cidades costeiras inundarão quase diariamente, alerta o estudo. Apenas as comunidades costeiras mais ao norte, como as do Alasca, não serão afetadas pela oscilação. Também há o risco de as inundações trazerem animais perigosos para as costas, como crocodilos. Todas as previsões são mais assustadoras do que a sinopse de um filme de terror catastrófico. Enquanto nos preparamos, sugerimos assistir alguns filmes de terror para acalmar os nervos!