Em mais um ano de pandemia o mês de julho não necessariamente significa férias, mas apesar do distanciamento social, a vontade de viajar ainda permanece e muitas pessoas planejam uma escapada rápida de carro para algum lugar relaxante. Afinal, pegar a estrada é uma das principais formas de partir para outro destino.
Mas muitas coisas podem acontecer durante o percurso – nem sempre agradáveis – e é por isso que a famosa Road Trip é explorada em tantos filmes de terror. Problemas com o carro, paradas em postos assustadores e hotéis decadentes não se comparam aos pesadelos criados por roteiristas e cineastas em obras horripilantes que facilmente te fazem querer ficar no conforto do seu sofá e na segurança da sua casa.
Pensando nisso, criamos uma lista com 10 filmes envolvendo viagens, psicopatas, assassinos, vampiros, fantasmas e parasitas bizarros. Confira!
Rota Mortal (Rest Stop), 2006
Em “Rota Mortal”, a jovem aspirante a atriz Nicole Carrow, interpretada por Jaimie Alexander, decide fugir com o namorado rumo à Hollywood. No meio da viagem o casal faz uma parada em um posto de conveniências e coisas estranhas começam a acontecer, o namorado da jovem é sequestrado e ela passa a ser ameaçada por um serial killer lunático. Cenas fortes de terror sádico pontuam o longa que traz novas regras para o gênero, o diretor John Shiban consegue criar um bom clima de horror com inúmeras reviravoltas. Vale lembrar que Shiban foi roteirista e produtor de “Arquivo X” e “Sobrenatural”.
Comboio do Terror (Maximum Overdrive), 1986
Vagamente inspirado no conto “Caminhões”, do livro “Sombras da Noite”, “Comboio do Terror” foi o primeiro e único longa dirigido por Stephen King. Na trama, um pequeno grupo de pessoas se vêm encurralados em uma típica parada de caminhoneiros por maquinas e caminhões que parecem ter adquirido vida própria. Sob a influência de uma força maligna, as enormes carretas atropelam e matam qualquer pessoa que tenta fugir do local. A obra conta com o ator Emilio Estevez, estrela de “O Clube dos Cinco” e “O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas”, ambos lançados do ano anterior. Destaque para a trilha sonora do longa, composta pela banda de rock AC/DC.
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974)
“O Massacre da Serra Elétrica” é um filme obrigatório para entender a evolução do cinema de horror americano, a obra praticamente deu início ao gênero slasher e é um dos grandes clássicos dirigido por Tobe Hooper, cineasta também responsável por “Pague Para entrar, Reze Para Sair” (1981), “Poltergeist: O Fenômeno” (1982), “Força Sinistra” (1985) e “Invasores de Marte” (1986).
No longa, Hooper – ainda em início de carreira – se inspirou livremente na vida do assassino Ed Gein para criar a obra. O enredo gira em torno de dois irmãos que viajam com seus amigos ao Texas com o objetivo de verificar o túmulo supostamente vandalizado de um parente, porém, no caminho até o local, são atacados por uma família de canibais. O filme é reconhecido atualmente como um grande cult influenciador do gênero.
Quando Chega a Escuridão (Near Dark), 1987
Em “Quando Chega a Escuridão”, Kathryn Bigelow estreia como diretora (função que posteriormente lhe rendeu um Oscar por melhor direção, se tornando a primeira mulher a levar esse prêmio na história). Neste longa vampiresco, Bigelow lança um olhar moderno sobre as criaturas da noite, ela deixa de lado o misticismo que sempre permeia tais lendas e foca no tom realista. O longa se destaca entre os demais do mesmo gênero por ser cativante e dar uma visão humana sobre os vampiros. Na história, o jovem Caleb conhece Mae, uma moça misteriosa por quem o fazendeiro se sente atraído imediatamente. Não demora muito para que Caleb se torne um vampiro e seja levado a força pela família de Mae em uma viagem de vida ou morte, enquanto o grupo de errantes noturnos semeiam o horror. O filme conta com ótimas atuações de Bill Paxton e Adrian Pasdar.
Calvário (Calvarie), 2004
Listado como um dos filmes do movimento New French Extremity composto por filmes de extrema violência, “Calvário” propõe uma reflexão ao público sem exagerar na brutalidade embora ainda possa ser incômodo.
Marc é um cantor oportunista que vive viajando com sua Van de asilo a asilo se apresentando para idosos por alguns euros. Durante uma de suas viagens seu veículo quebra em uma estrada deserta no meio de uma floresta, resgatado por Boris, ele se hospeda em uma pousada gerenciada pelo simpático Sr. Bartel. Com o passar dos dias, Marc conhece os habitantes do vilarejo, e as reais intenções do gerente da pousada. “Calvário” é o primeiro filme do diretor Fabrice Du Welz, muito elogiado pelo seu trabalho no longa “Alleluia”, de 2014.
Montado Na Bala (Riding The Bullet), 2004
Fiel ao conto homônimo de Stephen King, “Montado na Bala” é a sexta adaptação do autor para o cinema. Dirigido por Mick Garris, a história acompanha Alan, um jovem deprimido que não se encaixa na sociedade hippie dos anos 1960. Após receber a notícia sobre o derrame de sua mãe, ele parte em viagem para vê-la. Pegando caronas pela estrada, Alan conhece George Staud, vivido por David Arquette, uma figura estranha que levará o jovem ao seu limite do medo. Em um jogo insano, ele terá que lidar com seus temores mais profundos para salvar a mãe e a si mesmo.
Borderland – O Limite do Terror (Borderland), 2007
“Borderland – O Limite do Terror” acompanha três amigos recém-formados na Universidade do Texas que decidem cruzar a fronteira com o México para se divertir por algumas noites nos bares da cidade. Durante a estadia no local, uma série de eventos aleatórios faz com que os jovens se deparem com uma situação desesperadora: um deles é sequestrado por um cartel de drogas conhecido pela pratica de sacrifícios humanos. Eles precisarão contar com a ajuda de Ulisses, um detetive que persegue os criminosos há mais de um ano. A trama do filme se baseia vagamente na história de um dos homens mais procurados pelo FBI, Adolfo de Jesús Constanzo, traficante e líder de um culto religioso que cometia assassinatos ritualísticos para obter favores do demônio.
Rota de Morte (Dead End), 2003
“Rota da Morte” é um terror interessante e surpreendente realizado pela jovem dupla de cineastas franceses Jean-Baptiste Andrea e Fabrice Canepa. Com baixo orçamento e muita criatividade o filme é baseado em uma lenda urbana popular no interior da França e mantém o público atendo do início ao fim com imagens assustadoras. É véspera de Natal e a família Harrington (composta pelo o pai Frank, a mãe Laura, os filhos Richard e Marion e seu namorado, Brad) segue de carro rumo à casa da mãe de Laura, onde eles habitualmente passam a noite de Natal. Para encurtar a viagem, Frank resolve pegar uma estrada secundária desconhecida, a partir daí o horror toma conta da viagem.
A Morte Pede Carona (The Hitcher), 1986
Com Rutger Hauer, C. Thomas Howell e Jennifer Jason Leigh no elenco, “A Morte Pega Carona” acompanha Jim Halsey, um jovem que dirige pela Rota 66 rumo à Califórnia. Para driblar o cansaço, Jim decide dar carona para alguém com quem possa conversar para se manter acordado. Porém, após aceitar um passageiro em seu carro, sua viagem se transforma em um terror sobre rodas com uma sucessão de tragédias e assassinatos. Dirigido por Robert Harmon, este terror psicológico de baixo orçamento ganhou a atenção do público e ainda hoje se mantém instigante e visualmente criativo.
Espinhos (Splinter), 2008
O que pode dar errado quando um jovem casal decide acampar em um local remoto? Bom, nada se eles perceberem que a ideia não é tão boa e decidirem ir para um hotel. Mas em um filme de terror o enredo não é tão simples e apesar de desistirem do acampamento novos empecilhos surgem pelo caminho, literalmente. Na estrada o casal é sequestrado por um foragido da polícia e sua namorada, porém o pior ainda está por vir, em um posto de gasolina o quarteto é atacado por um destrutivo parasita que transforma suas vítimas em hospedeiros letais.
Com direção de Toby Wilkins, o destaque do filme fica por conta dos efeitos especiais e da elaboração da criatura parasita, uma mistura de partes de corpos e espinhos. O longa ganhou como melhor filme, melhor direção, edição, efeitos visuais e maquiagem no Screamfest Film Horror Festival, realizado em Los Angeles em 2008 e recebeu inúmeras críticas favoráveis.
DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.