Canil, HQ escrita por Rodrigo Ramos e ilustrada por Marcel Bartholo está concorrendo ao 33° Troféu HQMIX. O quadrinho, lançado em março de 2020, concorre nas categorias Publicação Independente Ed. Única e o Marcel na categoria Desenhista Nacional por seu trabalho em Canil.
O trabalho e todos os indicados será submetido ao júri nacional, composto por mais de dois mil profissionais de todo o Brasil. A divulgação dos vencedores, após a votação nacional, será no mês de novembro. O evento virtual da entrega dos troféus será dia 27 de novembro, pelas redes sociais do SESC.
Em “Canil”, acompanhamos Pedro, filho de um importante político, que se torna o mais novo detento de Guarás, um dos piores presídios da região. Visto como um troféu pelo diretor do local e como um criminoso da pior espécie por seus companheiros de cárcere, Pedro luta para sobreviver dia após dia em um lugar onde a morte é a única esperança.
O troféu HQMIX foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compôem a premiação.
Desde o início o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro nesta jornada. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.