A icônica atriz francesa celebra 78 anos de vida.
Catherine Deneuve não é apenas considerada um modelo de elegância e beleza, mas uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês e mundial. Filha do ator Maurice Dorleac e irmã da também atriz Françoise Dorléac, Deneuve estreou no cinema aos 13 anos e durante a adolescência fez pequenos papeis em filmes do diretor Roger Vadim até chegar ao estrelato em 1964 com o longa “Os Guarda Chuvas do Amor” de Jacques Demy. Nos anos 1960, ganhou o título de símbolo sexual devido aos personagens de donzelas lindas e frígidas vividos em “A Bela da Tarde”, de Luis Buñuel e “Repulsa ao Sexo”, de Roman Polanski.
Durante décadas, a atriz manteve uma rica carreira cinematográfica, estrelando obras de sucesso mundial como “A Sereia do Mississipi”, “Mayerling”, “Tristana”, “Pele de Asno”, “O Último Metrô”, “Fome de Viver”, “Indochina”, “Dançando no Escuro”, “8 Mulheres”, entre outras.
Além de grande estrela do cinema europeu, ela também foi musa do estilista Yves Saint-Laurent, estrelando, inclusive, a campanha da coleção Primavera de 2021 da grife francesa.
Em 2019, a atriz foi hospitalizada em Paris depois de sofrer um AVC, ela ficou internado por mais de um mês, mas se recuperou. Em julho deste ano, se comoveu ao percorrer o tapete vermelho em Cannes após o longo período de pandemia e a superação de seu derrame. Deneuve foi promover a première de seu novo filme, “De Son Vivant”, dirigido pela francesa Emmanuelle Bercot, que foi exibido durante o festival em sessão especial fora da competição principal.