O cineasta brasileiro Fernando Meirelles celebra 66 anos hoje.
Arquiteto por formação, Meirelles se encontrou nas telas. Fazendo vídeo arte e produção independente trabalhou na televisão por mais de uma década, em programas como “Ra Tim Bum”, da TV Cultura, “Cidade dos Homens”, “Som e Fúria”, ambos na Globo, além de vários programas experimentais feitos com o coletivo Olhar Eletrônico.
Nos anos 1990 criou a produtora “O2 Filmes”, onde realizou vários vídeos publicitários, tornando-se uma das principais empresas do segmento no país. Passou a fazer cinema, em 2002 adaptou o livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins, para às telas e após imenso sucesso, Meirelles foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 2004.
Após ganhar notoriedade internacional, filmou “O Jardineiro Fiel”, filme estralado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz. O longa foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Veneza tendo e recebeu grande repercussão positiva. Weisz, inclusive, ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel. A obra rendeu ao diretor uma indicação ao Globo de Ouro e ao BAFTA, ambas na categoria de melhor diretor.
Em 2008, assinou a direção de “Ensaio sobre a Cegueira, obra adaptada do romance de José Saramago. O filme abriu o festival de Cannes. Em seu currículo também estão “Domésticas”, inspirada na peça homônima de Renata Melo e “Dois Papas”, obra Indicada em algumas categorias no Globo de Ouro e no Oscar.