Minuciosa e competente, a produtora e roteirista Debra Hill, completaria 71 anos hoje.
Hill contribuiu na construção da obra que se tornou um marco na história do cinema de horror e influenciou uma geração de filmes sobre assassinos e, digamos, imortais. Estamos falando de “Halloween – A Noite do Terror” (1978), longa que popularizou o gênero entre os adolescentes.
Quando lemos a respeito da produção e suas sequências, é comum ver o nome de John Carpenter associado ao título, mas é preciso ressaltar que Debra Hill produziu e co-escreveu o filme original. Foi ela, inclusive, que criou a personagem Laurie Strode, vivida pela atriz Jamie Lee Curtis. Hill, também esteve envolvida em “Halloween II” e “Halloween III: A Noite das Bruxas”. Sua longa parceria com Carpenter teve início em 1975, com “Assalto ao 13º DP”, e gerou outros frutos, como “A Bruma Assassina”, “Fuga de Nova York” e “Fuga de Los Angeles”.
A produtora também participou de “Na Hora da Zona Morta”, de David Cronenberg e “Clue”, de Jonathan Lynn.
Hill morreu em 2005, aos 54 anos, depois de uma batalha de 13 meses contra um câncer.
Em 2016, foi homenageada pelo “Women in Film”, uma organização norte-americana que defende e promove a carreira de mulheres que trabalham na indústria cinematográfica. Na ocasião Debra disse “Espero que um dia não haja a necessidade de um Women in Film. Haverá um People in Film, que terá um pagamento igual, direitos iguais e oportunidades iguais para todos”.