O premiado cineasta Alfonso Cuarón completa seis décadas de vida nesta segunda-feira.
Roteirista, diretor de fotografia, produtor e editor, Cuarón se familiarizou com a camêra ainda na infância, quando ganhou sua primeira filmadora aos 12 anos. Profissionalmente, se destacou com o filme “Amor em Tempo de Histeria” (1991), sua estreia na direção de um longa. Pouco tempo depois foi convidado a trabalhar em Hollywood, onde dirigiu programas de TV e longas que não chamaram tanta atenção.
Voltou ao México no início dos anos 2000 e dirigiu “Y tu Mamá También”, eu se tornaria um dos maiores sucessos do cinema mexicano. Três anos depois participou da direção do filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, sua maior bilheteria até hoje. Em 2006, produziu o elogiado “O Labirinto do Fauno” do cineasta Guillermo del Toro.
Em 2013, lançou “Gravidade”, longa premiado com o Oscar de “Melhor Diretor” e “Melhor Montagem”. Estrelado por estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, o filme também levou o Globo de Ouro na categoria de “Melhor Direção”. Em 2018, Cuarón surpreendeu com o filme “Roma”, que foi indicado a dez categorias do Oscar, levando três estatuetas, incluindo a de “Melhor Diretor”. “Roma” ganhou duas categorias no Globo de Ouro, quatro no BAFTA e também quatro no Critics’ Choice Awards.
Recentemente, o cineasta confirmou que seu próximo projeto será uma minissérie com Cate Blanchett e Gary Oldman nos papéis principais, a obra será produzida exclusivamente para a plataforma Apple TV +.