A 13ª edição da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico chegou ao fim, mas a mostra paralela Les Diaboliques: Diretoras de horror 1980-1999 segue a todo vapor.
Trata-se de obras dirigidas por 14 diretoras pioneiras do gênero nos Estados Unidos nas décadas de 1980 e 1990. Segundo a curadora, o objetivo é resgatar e celebrar o trabalho de cineastas pioneiras em uma indústria lucrativa que ao longo dos anos foi dominada por homens. Décadas se passaram até algumas mulheres retomassem o controle das narrativas no cinema, seja no terror ou em outros gêneros.
Entre a seleção estão “Quando Chega a Escuridão”, da diretora Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar de Melhor Direção em 2010 por “Guerra ao Terror”; “Criaturas das Profundezas”, de Barbara Peeters; o cult “Um Jantar Sangrento” e “A Noite do Medo”, ambos da americana Jackie Kong; “A Maldição de Carrie”, continuação da obra baseada no livro de Stephen King dirigida por Katt Shea; “Mansão da Morte”, de Carol Frank; “O Massacre” e suas duas sequencias dirigidas por Amy Jones, Deborah Brock e Sally Mattison respectivamente; “Mente Paranoica”, da cineasta Cindy Sherman; o terror de humor sombrio “Os Munchies”, de Bettina Hirsch, mais conhecida como Tina Hirsch; “Sonhos Mortais” de Kristine Peterson; “Strip-tease da Morte” da também atriz Katt Shea; além de “Irmãs de Sangue”, “Jogo da Sobrevivência”, “Sombras Diabólicas”, “Vingança Macabra” e “Demônio, o Rei das Trevas”, todos dirigidos por Roberta Findlay.
A exibição continua online e gratuita. Para ter acesso aos filmes é preciso se cadastrar (sem custo) no site www.darkflix.com.br ou pelo aplicativo da Darkflix, disponível em sistemas iOS e Android. Em seguida, basta selecionar a assinatura gratuita e navegar pela categoria CRASH para assistir as obras.
Você tem coragem?