O ator e compositor Anthony Hopkins comemora 84 anos de vida.
O britânico entrou para a carreira cênica em 1960, no teatro com a peça “Have a Cigarette”. Sete anos depois estreou na televisão em um filme para a BBC. Aos poucos se afastou dos palcos e ganhou as telas. Venceu o primeiro de muitos prêmios em 1972. Pela atuação no drama “War and Peace” levou o BAFTA Television Award de Melhor Ator.
Ao longo da carreira acumulou mais de mais de 130 papeis. Ganhou notoriedade internacional ao interpretar o Dr. Hannibal Lecter no filme “O Silêncio dos Inocentes” (1991), pelo qual levou um Oscar e um BAFTA de Melhor ator. O ator galês também encarnou o personagem – classificado como o maior vilão da história do cinema pelo American Film Institute – nas sequencias “Hannibal” (2001) e “Dragão Vermelho” (2002).
Entre seus sucessos também estão os longas “Drácula, de Bram Stoker”, “Um Crime de Mestre”, “O Lobisomem”, “O Ritual”, “Hitchcock”, “Presságios de um Crime”, “Dois Papas” e o mais recente “O Pai”, em que interpreta um homem que vive os horrores da demência, o papel lhe rendeu o segundo Oscar de Melhor Ator.
Além do reconhecimento do público e crítica, Hopkins também foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II por seus serviços à arte, em 1993. Uma década mais tarde, recebeu uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.