Um dos diretores mais icônicos do cinema celebra 76 anos nesta quinta-feira.
Com produções surrealistas, David Lynch – uma das maiores mentes criativas de todos os tempos – é conhecido pelo seu estilo cinematográfico próprio, chamado de “Lynchiano”. Suas obras são caracterizadas por imagens fantasiosas e trilhas sonoras impecáveis. Com filmes perturbadoras e tramas abstratas, Lynch não é unanimidade entre os espectadores, mas a maioria reconhece a capacidade que ele tem em transformar sonhos e pesadelos em realidade. Perguntado recentemente sobre a razão de ter se tornado um diretor de cinema, Lynch respondeu: “eu queria ver os quadros se mexendo”. Entre seus trabalhos, destacam-se “Eraserhead’ (1977), “O Homem Elefante” (1980), “Veludo Azul” (1986), “Cidade dos Sonhos” (2001), “Império dos Sonhos” (2006) e a ovacionada série “Twin Peaks” (1990).
Além do cinema e TV, o cineasta já se aventurou no mundo da música – ele gravou três discos: o BlueBOB (2011), Crazy Clown Time (2011) e The Big Dream (2013) – e na literatura. Lynch chegou a publicar Images (1994), Catching the Big Fish (2006) e Espaço Para Sonhar (2018), entre outros textos literários.
Em maio de 2020, Lynch começou a postar vídeos curtos em seu canal no Youtube, o “David Lynch Theater”. Lá, os fãs podem ver o cineasta comentando o seu dia-a-dia e as suas previsões meteorológicas.