Para te ajudar a suportar mais um verão pandêmico de altas temperaturas, selecionamos alguns filmes em que o frio tem presença garantida na trama. Cenários invernais, isolamento, eventos aterrorizantes e estranhos fenômenos são os ingredientes perfeitos para causar frio na espinha… e quem sabe amenizar o calor infernal. Afinal, imagens têm o poder de induzir sensações, certo? Que estes filmes nos lembrem do bom e saudoso vento gelado do inverno, com grandes doses de sustos e calafrios.
Então, se acomode, abra a janela, ligue o ventilador (ou o ar condicionado) e confira os terrores gelados que escolhemos para você.
O MONSTRO DO ÁRTICO (The Thing from Another World)
Um clássico da ficção científica, “O Monstro do Ártico” figura como um dos filmes mais importantes do gênero. Dirigido por Christian Nyby, o longa lançado no início da década de 1950, conta a história de uma equipe de exploradores. Eles encontram uma criatura alienígena milenar congelada dentro de sua nave no círculo polar ártico. A espécie é resgatada e volta a vida, porém se revela hostil e violenta. Após escapar, ela começa a caçar os exploradores que estão enclausurados em sua base. O monstro se alimenta do sangue humano e se adapta ao ambiente para se reproduzir e infestar o planeta. A obra foi baseada em um conto do renomado escritor de ficção científica John W. Campbell Jr. e inspirou inclusive o autor Stephen King, e outras versões cinematográficas. O elenco traz os competentes Kenneth Tobey, Robert Cornthwaite, Margareth Sheridan.
A TEMPESTADE DO SÉCULO (Storm Century)
Na trama de “A Tempestade do Século”, os habitantes de uma pequena ilha se preparam para enfrentar aquela que será a pior nevasca dos últimos anos. Em meio aos preparativos, um homem misterioso chamado Andre Linoge chega ao local e assassina uma idosa. Isolados e já sem comunicação com o mundo exterior, a polícia de Little Tall prende Linoge que faz uma exigência: “Me deem o que eu quero, e eu vou embora”. É com essa premissa que o pesadelo dos moradores começa. Mortes violentas e sobrenaturais começam a ocorrer enquanto o prisioneiro revela que conhece os segredos e medos mais profundos de cada pessoa da ilha.
ZUMBIS NA NEVE (Dead Snow), 2009
No filme Norueguês “Zumbis na Neve”, o diretor Tommy Wirkola aposta em mortos-vivos, violência e rios de sangue. O terrir conta a história de sete jovens estudantes de medicina que vão passar o feriado de Páscoa na cabana da namorada de um deles, que deve encontrá-los no local. Ao chegarem à cabana, a garota não está lá, mas recebem a visita de um velho que conta a história que assombra a região: o desaparecimento de soldados nazistas que fugiram para aquela área e nunca mais foram vistos, muitos acreditam que eles ainda estão lá para aterrorizar os moradores. Logo os estudantes irão descobrir se a lenda é real ou não.
O ILUMINADO (The Shining)
Considerado um dos melhores filmes do cinema, “O Iluminado”, de Stanley Kubrick, é o resultado da adaptação do livro homônimo de Stephen King, o gênio do horror. Após receber críticas mistas em 1980, acabou se eternizando como um dos longas mais relevantes do gênero, graças, em partes, a atuação lendária de Jack Nicolson e a direção detalhista de Kubrick. Outro trunfo da produção é a sua trilha sonora incômoda e os momentos de ausência de som, que mantém o espectador tenso até o final do filme. Na trama, um escritor em crise aceita a proposta de, junto à esposa e o filho pequeno, hospedar-se num hotel afastado, durante um rigoroso inverno, para trabalhar como zelador. Ali, ele terá todo o isolamento necessário para escrever. Mas, aos poucos, a família desvenda os segredos do local e descobre o passado terrível de quem já morou nele.
DEIXA ELA ENTRAR (Låt Den Rätte Komma In)
“Deixa ela Entrar” é baseado no best seller de John Ajvide Lindqvist, que aqui também assina o roteiro. A película recebeu grande reconhecimento ao conquistar mais de 58 premiações em festivais respeitados pela Europa, América e Associações de Críticos de inúmeros países. Apesar de ser protagonizada por crianças, a obra vampiresca é uma requintada trama adulta de amor e inocência, carregada de emoção que não esquece o gênero ao qual pertence: o terror. O espectador verá cenas de banhos de sangue, desmembramentos e mortes violentas, todas usadas de forma talentosa para desenvolver uma trama poética. O enredo conta o drama de Oskar, um garoto solitário de 12 anos. Filho de pais divorciados, o menino mora com a mãe em um subúrbio de Estocolmo. Uma noite ele encontra Eli, uma menina, também com 12 anos que se mudou recentemente para o mesmo complexo de apartamentos de Oskar. Ela só aparece durante a noite e seu passado é envolto em mistério, mesmo assim, aos poucos eles compartilham sua solidão e as experiências vividas por ambos.
LOUCA OBESESSÃO (Misery)
Com a atuação brilhante de Kathy Bates (que acabou lhe rendendo o Oscar de Melhor Atriz), o filme acompanha a solitária Annie Wilkes, uma fã incondicional do escritor Paul Sheldon, que recentemente anunciou o encerramento da série de livros preferida de Annie. Por ironia do destino, o autor sofre um acidente e acaba socorrido por Annie. Ela vê na situação a oportunidade perfeita de fazê-lo dar continuidade às suas histórias. Baseado na obra de Stephen King, a produção retrata os perigos do fanatismo misturando terror psicológico, tensão e ambientes claustrofóbicos, elementos suportados por personagens complexos e bem construídos. Além de Bates e James Caan, que interpreta o escritor, outros dois nomes se destacam: o do roteirista William Goldman e do diretor Rob Reiner. Ambos reuniram o essencial da história de King em uma das melhores adaptações já feitas para o cinema dos livros do autor. O roteiro fiel conseguiu construir uma narrativa envolvente responsável por causar no espectador uma sensação de desconforto antes mesmo do conflito principal ser apresentado.
O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (The Thing)
“O Enigma do Outro Mundo” é uma pré-sequência do filme homônimo de 1982, do diretor John Carpenter. A trama é centrada em um alienígena descoberto por cientistas no gelo da Antártida. Uma equipe de cientistas liderados pelo Dr. Sander é levada até uma base numa região remota, local onde foi descoberta uma grande nave extraterrestre sob o solo congelado. Dentro da espaçonave, a equipe descobre o corpo intacto de uma criatura presa em um bloco de gelo. Eles levam o alienígena para a base sem suspeitar que o ser está vivo. Agora, os cientistas terão que lidar com a criatura e com o poder que ela tem de se duplicar e copiar a forma humana. O longa conta com ótimos efeitos especiais que marcam vários momentos da história.
O APANHADOR DE SONHOS (Dreamcatcher)
Com direção de Lawrence Kasdan e estrelado pelos experientes Morgan Freeman e Tom Sizemore, “O Apanhador de Sonhos” acompanha a história de um grupo de quatro amigos que salva um garoto com deficiência mental do ataque de uma gangue de adolescentes. Como forma de retribuição, Duddits, o menino, divide com o grupo o seu dom sobrenatural de premonição e telepatia. Vinte anos se passam e o grupo decide se reunir em uma cabana. Isolados por uma tempestade de neve, eles se veem envolvidos em um mistério sobre monstros alienígenas e a força militar.