Isaac Bardavid, um dos dubladores mais conhecidos do Brasil, morreu nesta terça-feira (01) aos 90 anos. O artista estava internado em estado grave desde a última quarta-feira (26) devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar.
A notícia sobre sua morte foi confirmada pelo neto João Bardavid: “Ele teve complicação por causa de doença respiratória crônica e o coração dele não aguentou. Estava com um quadro pulmonar crítico, respirava muito mal, e a taxa de oxigenação estava muito baixa”.
Bardavid foi responsável por emprestar a voz a dezenas de personagens, entre eles alguns icônicos como Esqueleto, o vilão da franquia “He-Man”, Freddy Krueger, Wolverine, Odin (Anthony Hopkins) nos filmes do MCU, Capitão Haddock em “As Aventuras de Tintim”, Tigrão, entre tantos outros.
Também ator, participou de várias novelas em seus mais de 50 anos de carreira. Na Rede Globo, atuou em “Irmãos Coragem” (Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a rosa” (Felisberto), “Eterna magia” (Zequinha) e “Além do Horizonte” (Klaus). Trabalhou em “Síto do Pica-Pau Amarelo”, “Zorra Total”, “Os caras de pau”, “Cilada.com” e “Trapalhões”, além dos longas-metragens “Os campeões” (1983), “O escaravelho do diabo” (2016) e “Histórias assombradas” (2017).