Até o dia 10 de maio, o público terá acesso à programação da 7ª edição da Mostra de Cinema e Audiovisual CineCaos pelo streaming Darkflix. Entre longas e curtas-metragens, 50 obras produzidas no Brasil estarão disponíveis de forma gratuita e on-line em todo território nacional.
Com curadoria dos críticos e pesquisadores, Carlos Primati e Beatriz Saldanha, o CineCaos conta com dez categorias, são elas: Longas; Drama e Performance; Horror e Paranoia; Folclore e Fantasia; Horror das Relações; Estradas e Travessias; Experimentais; Relatos e Memórias; Sonhos e Utopias; e Futurismo e Distopias.
Confira agora quais filmes estão na categoria Longa:
Fórmula Selvagem (2021)
Produzido em Campinas, interior de São Paulo, “Fórmula Selvagem” foi escrito, dirigido e montado pelo cineasta Flávio Carnielli. A história do filme se passa no início dos anos 1980 em um país fictício chamado “Panamérica”, que seria a união de todos os países da América Latina. O local tem um presidente que decide criar uma Lei (AI – 6) que obriga todos os cidadãos a participarem de uma corrida mortal com seus carros, enquanto envia um exército maligno para perseguir aqueles que resistem. O filme foi realizado de forma totalmente independente, quase artesanal e contou com a participação de mais de 100 pessoas da região de Campinas, entre atores, profissionais e figurantes.
Avá – Até que os Ventos Aterrem (2021)
Há três dias o eixo da terra está parado. O sol e a lua habitam o horizonte da terra ao mesmo tempo, alinhados. As vibrações sobre a superfície reduziram consideravelmente, estamos agora muito próximos do marco zero vital. As células das plantas e a hemoglobina humana precisam se encontrar. Só há um momento para a fotossíntese. O horror dos trópicos corroeu todos os olhos. Libertem a partícula condensada de tudo. A Gaivota (Joana Medeiros) e o Poeta Encapsulado Intergaláctico (Cafira Zoé) juntos percorrem uma jornada absurda-fantástica, guiados por três feiticeiras: o Centro da Terra, Camarada Catástrofe e o Olho do Mato. “Avá – Até que o Vento Aterrem” foi dirigido pela cineasta Camila Mota.
Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó) (2020)
Comandado por Clara Chroma, Orlok Sombra e Cleyton Xavier, “Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó)” se passa em um futuro caótico. São os pré anos 3000. Arte é crime. Refletir é proibido. Não existe mais leitura. Somente produções e consumos em massa são permitidos. RODSON®, um garoto com seu animalesco instinto artístico represso pela sociedade ao seu redor é só mais um de muitos. O governo anarcocrenty comete o engano de achar que a besta estivera sob controle, mas sua mente concebe CALEB®, o alterego de RODSON@ que o lança estrada a fora, abandonando ares-condicionados em busca da alucinação perfeita sob o Sol sem dó de 2000°C, que a última camada de exosfera proporciona a vigente sociedade.
O Sonho do Inútil (2021)
Dirigido por José Marques de Carvalho Jr, o filme acompanha a trajetória do próprio cineasta relembrando seus anos de juventude, quando fazia parte de um grupo online de humor chamado “Inútil”, no qual alguns amigos da periferia do Rio de Janeiro se juntam para escapar da realidade de morar em uma área pobre e violenta. A solução encontrada: gravar vídeos de humor para Internet, ao estilo do programa americano “Jackass”. Após um acidente, o grupo acaba, e cada um segue seu caminho. O documentário revela o peso de suas escolhas. O documentário reúne filmagens antigas do grupo unido, entrevistas com os membros e seus familiares e os reencontros dos mesmos, atualmente.
Genocídio e Movimentos (2021)
Com direção coletiva de Andreia Beatriz e Hamilton Borges dos Santos; e do diretor, roteirista e pesquisador, Luis Carlos de Alencar, “Genocídio e Movimentos” tem por objetivo denunciar o projeto político de extermínio da população negra brasileira. Por meio de relatos de famílias, ativistas negros e negras e pesquisadores, o longa-metragem denuncia as sucessivas violências que atingem os corpos negros e traz à tona a fragilidade e as vertentes do racismo que direcionam as políticas de segurança pública do país. Trata-se de um manifesto audiovisual gravado entre 2008 e 2016, em Salvador e Rio de Janeiro.
Para ter acesso a toda programação on-line, é preciso realizar um cadastro gratuito em www.darkflix.com.br e ativar a assinatura para o festival (não é necessário efetuar nenhum pagamento). Ao acessar o site com seu usuário, basta buscar os filmes da mostra disponíveis na categoria CINECAOS e clicar sobre o que deseja assistir. Em seu primeiro acesso, surgirá o texto “CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES”. Você deverá clicar em “Ver Planos” e, depois, em “Assinar gratuitamente” para ter acesso aos títulos.
Importante: Se você já fez a assinatura gratuita para o Fantaspoa 2022, pode usar o mesmo cadastro para acessar a Mostra CineCaos, não é necessário criar um novo usuário!