Encerrada nesta última terça-feira (10), a sétima edição da Mostra de Cinema Audiovisual CineCaos registrou recorde de audiência. O evento aconteceu em ambiente on-line e exibiu 50 produções nacionais entre os dias 01 a 10 de maio através do streaming Darkflix. Com acesso gratuito, a plataforma contabilizou 78 mil acessos à programação do evento, número superior à última edição, que contou com 32 mil visualizações.
Todos os filmes da mostra apresentaram audiência, mas algumas obras se destacaram. Entre os longas-metragens, o campeão de acessos foi paulistano “Avá – Até que os Ventos Aterrem”, da cineasta Camila Mota. De acordo com a diretora, o filme trata de uma ficção científica às avessas. “Desde Julio Verne até as aventuras farsescas de bilhardários excêntricos como Elon Musk e Jeff Bezos, passando pelos inúmeros seriados e filmes do gênero no século XX, criou-se o imaginário da fuga da terra como a perspectiva predominantemente hegemônica do futuro da humanidade”, declara.
Entre os curtas, “Antiquíssimo”, da diretora Laura Freitas, liderou o ranking, seguido por “Gore Positive”, de Jorge Tibilletti“; O maranhense “Macho Carne”, dirigido por George Pedrosa; o divertido “Sugar Dead”, de Flávio Carnielli (cuja o longa “Fórmula Selvagem” também foi exibido na mostra) e “Areia Negra” do cineasta Bruno Albuquerque.
Para Eliete Borges Lopes, organizadora do evento, os números finais da sétima edição do CineCaos foram incríveis. “No meu ponto de vista, ter dobrado esses valores para 78 mil é maravilhoso”. A contabilização demonstra a democratização do acesso (liberado para todo território brasileiro) e a aceitação de eventos audiovisuais de nicho pelo público.
Esta edição contou com a curadoria de Beatriz Saldanha e Carlos Primati, nomes conhecidos no cenário cinematográfico e com a parceria da plataforma Darkflix. O evento teve o apoio da MT Escola de Teatro, da Associação Cultural Cena Onze, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Assembleia Social, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), do Visual Virtual, da Arto Galeria e do Cine Teatro Cuiabá.