Sem categoria

14 adaptações cinematográficas do universo aterrorizante de Stephen King

Stephen King é considerado um dos melhores autores do gênero do terror das últimas décadas, o mestre do horror já publicou mais de sessenta livros e escreveu cerca de duzentos contos. Suas obras já foram publicadas em mais de 40 países e alcançaram um número superior a 400 milhões de cópias vendidas, com o decorrer do tempo, o sucesso e a qualidade de suas histórias marcantes chamaram a atenção do mercado cinematográfico e muitas delas foram adaptadas para o cinema.

O escritor americano iniciou a sua carreira aos 20 anos, quando vendeu o seu primeiro conto, “The Glass Flor” em 1967. Já a primeira obra de ficção levada à grande tela ocorreu em 1976, com “Carrie”. King chamou a atenção do público ávido pelo horror e a partir da primeira adaptação, muitas de suas obras deram origem à filmes e séries para a televisão.

E se você ainda não leu nenhum livro de King, certamente já assistiu a algum longa baseado em suas histórias. Para te ajudar a ficar por dentro da filmografia do autor, listamos os filmes disponíveis na plataforma da Darkflix para você programar a sua maratona hoje mesmo.

A relação está ordenada pelo ano em que o filme foi lançado, confira:

 

1 – Christine – O Carro Assassino (1983)

Imagem: Reprodução

Dirigido pelo mestre do terror, John Carpenter, “Christine – O Carro Assassino” conta a história de Arnie Cunningham, um jovem tímido que compra um carro modelo Plymouth Fury 1958, batizado de Christine pelo antigo dono. Após renovar o veículo, a personalidade do rapaz se transforma e ele desenvolve uma obsessão por Christine que parece ter vontade própria e não permite que ninguém fique entre eles. Um clássico que agrada em cheio os fãs do gênero.

 

2 – Chamas da Vingança (1984)

Imagem: Reprodução

“Chamas da Vingança” possui um elenco estrelado, a então estrela mirim Drew Barrymore, Martin Sheen e George C. Scott. O enredo segue a fuga desesperada de um pai e de sua filha. Ambos estão longe de serem pessoas comuns e possuem poderes extraordinários. O pai, interpretado por David Keith, consegue ler mentes e influenciar pessoas e a filha (Drew Barrymore) tem poderes pirocinéticos. Uma organização governamental tenta a todo custo capturar a criança para fazer uso de seus dons.

A produção do longa não poupou nos efeitos especiais e as sequências de explosões e grande incêndios são excelentes.

 

3 – Olhos de Gato (1985)

Olhos de Gato, James Rebhorn, James Woods, 1985, (c)MGM/courtesia Everett Collection

Neste longa de 1985, veremos o universo macabro de Stephen King através dos olhos de um gato. O filme reúne três histórias ligadas pelo aparecimento de um felino misterioso, o roteiro foi escrito pelo próprio King e a direção ficou com o veterano Lewis Teague. James Woods encabeça o elenco que também traz a pequena Drew Barrymore.

O primeiro episódio conta a história de Dick Morrison que tenta desesperadamente largar o vício do cigarro, ele procura uma instituição que promete um método 100% eficaz. Morrison aceita fazer parte do programa sem se ater às condições que incluem vigilância e tortura de entes queridos cada vez que o fumante cai em tentação. No segundo episódio, um mafioso obriga o amante de sua esposa a contornar o prédio onde estão pela beirada da construção no 23º andar, caso consiga o mafioso deixará que eles fiquem juntos além de dar a eles uma grande quantia em dinheiro. No último episódio o gato assume o papel principal ao lutar contra um Troll pequeno e apavorante que ameaça a vida da garotinha Amanda.

 

4 – A Hora do Lobisomem (1985)

Imagem: Reprodução

O roteiro de “A Hora do Lobisomem” foi escrito pelo próprio King e a direção ficou por conta de Daniel Attias. A história se passa em Tarker’s Mill, uma cidade pacata e amigável do interior que tem a sua rotina abalada quando brutais assassinatos começam a acontecer na região. As mortes acontecem todos os meses durante a lua cheia e algumas pessoas começam a questionar se o responsável pelos crimes é um lobisomem. Com ritmo acelerado o filme traz muita emoção e uma dose de gore para os amantes do gênero.

 

5 – Creepshow 2: Show de Horrores (1987)

Imagem: Reprodução

A sequência de “Creepshow” foi roteirizado por Stephen King em parceria com George A. Romero, considerado o criador dos filmes de zumbis modernos pela sua obra “A Noite dos Mortos-vivos”. Nesta continuação três contos de terror são narrados ao telespectador, a história inicial é sobre um índio americano de madeira vingativo e envolve ganância e mortes, o segundo conto é chamado “A Balsa”, uma história tensa de dois casais de jovens que se veem presos em uma balsa cercada por uma criatura monstruosa. Na última narrativa acompanhamos a bela Annie, esposa de um rico advogado, que regularmente se encontra com um garoto de programa. Certo dia, após o encontro amoroso, Annie atropela um homem que pedia carona e foge do local, logo o morto retorna para atormentá-la.

 

6 – O Sobrevivente (1987)

Imagem: Reprodução

O filme foi dirigido por Paul Michel Glaser e estrelado pelo ator austríaco Arnold Schwarzenegger no auge de sua carreira. Em “O Sobrevivente”, a trama se passa em 2019 e os Estados Unidos se tornou um Estado totalitário após um colapso econômico. Falsamente acusado, um policial é preso e enviado para um programa de Reality Show em que os participantes precisam sobreviver à uma caçada humana feita por assassinos em uma região isolada da cidade. O vencedor recebera anistia e um prêmio em dinheiro.

 

7 – Contos da Escuridão (1990)

Imagem: Reprodução

Uma bruxa chamada Betty captura uma criança no intuito de come-la, para tentar evitar esse terrível destino, o menino conta três histórias de terror para adiar o máximo possível a sua morte. O primeiro conto é sobre uma múmia reanimada que persegue estudantes, a segunda é sobre um gato infernal que não pode ser morto e deixa um rastro de vítimas por onde passa, e a terceira fala sobre um homem que testemunha um assassinato grotesco e promete nunca revelar o fato. Muito gore, momentos tensos e bons sustos fazem parte do longa que foi dirigido por John Harrison, responsável por inúmeros filmes de terror.

 

8 – A Criatura do Cemitério (1990)

Imagem: Reprodução

“A Criatura do Cemitério” foi baseada no conto “Último Turno” do livro “Sombras da Noite”, na trama uma fábrica têxtil que opera nas ruinas de um antigo moinho está infestada por ratos e devido ao calor das máquinas e a má ventilação do local os funcionários precisam fazer turnos, trabalhando durante as madrugadas em um ambiente inóspito. Para piorar a situação, inúmeros trabalhadores são mortos pelo que acreditam ser uma criatura monstruosa que vive com os roedores no subterrâneo da construção.

 

9 – Sonâmbulos (1992)

Imagem: Reprodução

“Sonâmbulos” aborda uma visão diferente dos vampiros, na trama eles descendem de divindades egípcias e quando se transformam assumem feições felinas, além disso eles se relacionam entre si e para sobreviverem precisam do poder vital de jovens virgens. Desta forma, assim que mãe e filho (vampiros) chegam à uma nova cidade eles partem em busca de sua presa.

O filme carrega nas cenas sangrentas recheadas de terror, a maquiagem dos atores é excelente e apesar dos efeitos especiais serem datados ainda entregam um bom resultado.

 

10 – A Metade Negra (1993)

Imagem: Reprodução

Na infância, Thad Beaumont passou por uma cirurgia para remover um tumor no cérebro. Durante a operação, descobriu-se que o tumor era na verdade parte de um irmão gêmeo que nunca se desenvolveu. Anos mais tarde, Thad se torna um autor de livros elogiados pela crítica, mas que não rendem o esperado, ele então decide escrever obras sobre histórias violentas e populares – que fazem grande sucesso – sob o pseudônio George Stark. Quando o escritor passa a ser chantageado pelo seu segredo, Thad decide “enterrar” publicamente George Stark. A partir disso, ele se torna o principal suspeito em uma série de assassinatos horríveis. A adaptação de “A Metade Negra” ficou por conta do mestre George A. Romero.

 

11 – A Dança da Morte (1994)

Imagem: Reprodução

“A Dança da Morte” é uma minissérie estruturada em quatro partes: A Praga, Os Sonhos, A Traição e A Prontidão. A trama fala sobre uma contaminação de mais de 90% da população mundial por um vírus sintético (um projeto militar), que acaba causando a morte de todos os infectados. As pessoas que não foram afetadas pelo vírus se dividem em dois grupos, um liderado por uma anciã benevolente e o outro por um ser maligno. Percebemos claramente o simbolismo de ambos os personagens e os sobreviventes devem escolher qual caminho seguir iniciando-se uma batalha entre o bem e o mal.

Um detalhe interessante é que o próprio Stephen King, que assinou o roteiro, também participa da minissérie interpretando Teddy Weizak, um sobrevivente do Colorado que se aventura ao lado do amigo, Harold, vivido por Corin Nemec.

 

12 – Eclipse Total (1995)

Imagem: Reprodução

O longa conta a história de Dolores Claiborne, interpretada por Kathy Bates, uma cuidadora que trabalha para a rica idosa Vera em uma pequena cidade. Quando a idosa é encontrada morta ao pé da escada de sua casa, Dolores se torna a principal suspeita. Durante as investigações, a filha de Dolores retorna à cidade depois de mais de dez anos sem ver a mãe, conflitos e segredos do passado vêm à tona.  O filme foi dirigido por Taylor Hackford e a roteirização foi feita por Tony Gilroy.

 

13 – O Aprendiz (1998)

Imagem: Reprodução

Todd Bowden é um estudante adolescente fascinado pelas histórias sobre o holocausto praticado contra os judeus na Segunda Guerra Mundial, seu interesse aumenta quando descobre que seu vizinho idoso (interpretado pelo talentoso Ian McKellen) é na verdade um ex-comandante nazista foragido da justiça. O jovem chantageia o fugitivo e lhe obriga relatar suas experiências como um assassino nos campos de concentração. O vizinho então dá início a um sinistro jogo psicológico que ameaça a sanidade do rapaz e desperta o pior de cada um deles.

O diretor Brian Singer controla com maestria as sequências de suspense que acontecem de forma lenta e contínua e cria um ambiente quase claustrofóbico através dos diálogos da dupla protagonista, as cenas entre ambos são muito bem conduzidas.

 

14 – Impulso de Vingança (2014)

Imagem: Reprodução

“Impulso de Vingança” foi adaptada de forma fiel ao material original graças a roteirização feita por Richard Christian Matheson que já havia trabalhado com o mestre do terror anteriormente. O filme superou as limitações orçamentárias e teve êxito devido em grande parte à atuação da competente atriz Maria Bello com uma performance corajosa e perspicaz.

No longa, uma escritora de uma série de romances parte em busca de vingança após ser brutalmente atacada e deixada à beira da morte. O elenco ainda traz a vencedora do Oscar Olympia Dukakis e Joan Jett, vocalista do The Runaways.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.