Através da Brava Sintoniza, o projeto BRAVA – espaço voltado a gerar conexões entre mulheres no mercado de trabalho e fomentar a discussão sobre desigualdade de gênero – abre inscrições para o curso “A não-heterossexualidade no cinema de horror” que será ministrado no formato online pela cineasta e roteirista Carissa Vieira. O aulão acontece no dia 19 de junho.
O cinema de horror para muitos pode parecer totalmente heteronormativo, mas na verdade existe um entrelaçamento forte do gênero com o cinema queer. O aula visa mostrar como a não-heterossexualidade existe dentro do cinema de horror, muitas vezes através de alegorias e de metalinguagem. Vários são os filmes que trazem elementos queer na sua composição e vale a pena começar a prestar atenção nesses detalhes. Entre os tópicos que serão abordados estão:
– Cinema queer
– O que é horror queer?
– Tropos e arquétipos queer dentro do horror
– Criadores não-heterossexuais do horror
Carissa Vieira é cineasta e roteirista formada pela UFPE. Recifense radicada em São Paulo pesquisa tropos, estereótipos e clichês narrativos usados dentro do audiovisual, principalmente dentro do gênero do horror. Como mulher negra, não consegue enxergar cinema sem ser inclusivo e sem trazer uma abordagem antirracista.
A BRAVA, organizadora do curso, é um espaço dedicado à discussão e compartilhamento de conhecimento e trabalhos feitos por mulheres e pessoas trans. Ela promove cursos de diferentes áreas com trocas horizontais, que subvertem lógicas pré-estabelecidas, fomentando um pensamento crítico, atravessado por discussões de raça, classe, gênero e sexualidade. O objetivo é oferecer um espaço seguro e acolhedor para compartilhamento de saberes em um ambiente pensado para fomentar trocas e expandir conexões.
O curso será realizado no dia 19 de junho, das 11h às 13h30. A aula será online e ao vivo pela plataforma Zoom Cloud Meetings. Haverá emissão de certificado de participação de curso livre para quem assistir à aula ao vivo. Para se inscrever ou ter mais informações, clique aqui.