Sem categoria

10 cenas perturbadoras de filmes de terror que assombraram o público

Adoramos um bom susto e o universo cinematográfico do terror vem nos proporcionando essa sensação há décadas. Qualquer coisa que te perturbe, cause arrepios ou te faz dormir de luzes acessas, provavelmente já foi (ou será), transformado em um filme assombroso.

Há obras para todos os gostos e de vários subgêneros, alguns com cenas famosas, outros cults, outros ainda mais batidos, com o velho e bom jump-scare. Mas, e as produção que não causam apenas medo, causam pavor, inquietação e abalam nosso âmago? São destes filmes que vamos falar, mais precisamente, das 10 cenas perturbadoras que marcaram o público. Um aviso, há vários spoilers adiante. Se você ainda não viu algum filme da lista, assista primeiro na Darkflix!

 

1 – A POSSESSÃO DE DEBORAH LOGAN (2014) – Disponível na Darkflix a partir de 01/07

Apresentado como um found-footage, trata-se de um terror psicológico original com garantia de sustos e arrepios.

Em “A Possessão de Deborah Logan” acompanhamos uma cineasta que decide registrar o dia-a-dia de uma idosa diagnosticada com Alzheimer. No decorrer da história, percebemos que há problemas maiores do que a doença de Deborah. À medida que eventos apavorantes começam a atormentar a família e a equipe de filmagem, uma maldade indescritível ameaça abalar a sanidade de todos os envolvidos.

Os acontecimentos culminam na fuga da idosa com uma jovem para fazerem, digamos, um lanchinho noturno. Elas são encontradas em uma caverna escura protagonizando uma cena aterrorizante, Deborah está prestes a devorar sua vítima, seu maxilar está deslocado, como o de uma cobra, para poder engolir a garota. As imagens feitas pela câmera de mão, a pouca iluminação e o espanto das testemunhas conferem uma realidade perturbadora à cena, que se tornou extremamente famosa entre circuito do terror.

 

2 – A MORTE PEDE CARONA (1986) – Disponível na Darkflix

Nem sempre os sustos vêm da escuridão, mas da iminente sensação de perigo, da tragédia prestes a acontecer. Em “A Morte Pede Carona”, o saudoso Rutger Hauer interpreta um psicopata chamado John Ryder. Após pegar carona com Jill, um jovem que dirigia pela Rota 66 em direção à Califórnia, Ryder transforma a vida do motorista em um verdadeiro inferno. Em um determinado momento, o caroneiro sequestra Nash, uma garçonete que tentava ajudar o jovem, e a amarra entre dois caminhões. Ryder está no volante de um deles e ameaça pisar no acelerador caso Jim não o mate. O rapaz recusa e o assassino acelera partindo o corpo de Nash ao meio. Os minutos que antecedem a cena é angustiante e memorável.

 

3 – A HORA DO PESADELO (1984) – Disponível na Darkflix

Tramas que se baseiam na lógica dos sonhos normalmente trazem grande liberdade criativa aos seus realizadores. Em “A Hora do Pesadelo”, de Wes Craven, o vilão Freddy Krueger mata suas jovens vítimas através de seus sonhos, quando eles adormecem. No filme, a desafortunada personagem Tina Gray protagoniza uma das cenas mais assustadoras do longa. Durante o primeiro ato da história, a adolescente adormece ao lado do namorado, e é confrontada em seu sonho pelo desfigurado Krueger. Empunhando uma luva com lâminas, o assassino a ataca, enquanto isso, no plano real seu namorado assiste impotente o corpo de Tina ser jogado pelo quarto e arrastado pelas paredes e teto enquanto é esquartejada. O desespero e os gritos da personagem, não apenas ajudaram a imortalizar o vilão como um ícone do slasher, mas transformaram a cena em uma das sequências de assassinato mais aterrorizantes já vistas.

 

4 – A INVASORA (2007) – Disponível na Darkflix

No filme francês “A Invasora”, conhecemos Sarah, uma grávida recém viúva que certa noite recebe a visita de uma estranha. Os diretores Alexandre Bustillo e Julien Maury não economizaram no sangue e nos ataques brutais que causam incomodo, principalmente por serem praticados contra uma grávida que precisará lutar com todas as forças para defender a própria vida e a de seu bebê. O filme mantém o espectador tenso, não apenas pela ação, mas pela ânsia em saber os motivos da invasora. Considerada uma obra do movimento New French Extremity, a violência obscena não é surpresa. Aqui, o espectador parece sentir cada corte feito na carne de ambas personagens. O momento mais perturbador acontece quando Sarah, já ferida, entra em trabalho de parto e sua algoz tem a chance de concluir seu plano: tirar o bebê do ventre da mãe com uma enorme e afiada tesoura. Muita mutilação, sangue e tensão, se isso não te abalar, nada mais vai.

5 – O SEGREDO DO LAGO MUNGO (2008) – Disponível na Darkflix

Em “O Segrego do Lago Mundo”, as imagens granuladas de telefones celulares possuem um papel imprescindível na trama, através delas descobrimos o que houve com Alice, uma adolescente que morre afogada acidentalmente num lago local. Com roupagem de um found-footage, o diretor Joel Anderson consegue convencer o espectador de que tudo o que se passa na história é de fato verdade, um diferencial louvável entre tantas outras obras que bebem na mesma fonte. Na trama, a família tenta lidar com a morte de Alice, eles buscam por informações sobre a noite da tragédia e descobrem um vídeo que mostra a jovem enterrando algo pouco antes de morrer. A família logo descobre o que ela queria esconder, um celular com imagens que assombram até hoje aqueles que assistiram ao filme.

No aparelho, eles encontram um vídeo perturbador de Alice andando pela margem do Lago Mungo, onde se depara com uma figura fantasmagórica. A figura pálida e inchada vislumbrada na filmagem é o próprio cadáver de Alice, mostrado no início do longa quando seu pai identificou o corpo. A revelação perturbadora da filmagem prova que Alice sabia que estava condenada à morte, mas não explica como e por que ela encontrou seu próprio corpo.

 

6 – POLTERGEIST – O FENÔMENO (1982) – Disponível na Darkflix

Todos nós já vimos essa cena clichê em algum filme de terror: Um personagem ouve um barulho assustador e inexplicavelmente acredita que seria uma boa ideia procurar pelo ruído embaixo da cama. E sabe por que ela se tornou um clichê? Porque inúmeros cineastas assistiram e foram impactados pela famosa cena com o palhaço de “Poltergeist”.

Na trama, o pequeno Robbie está com medo de um boneco palhaço que está sentado em uma cadeira no canto de seu quarto. O tom assustador aumenta quando em uma segunda olhada ele vê que o palhaço sumiu. Naturalmente, ele decide procurá-lo debaixo da cama, a tensão aumenta e… o susto não vem, não há nada lá… porque o palhaço está na cama, esperando o momento certo para agarrar Robbie com seus dedos assustadores.

 

7 – HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO (1987) – Disponível na Darkflix

Pode não parecer, mas “Hellraiser: Renascido do Inferno” é uma história de horror com traços de amor, dor e prazer. Em busca de novas experiências sexuais, Frank Cotton adquire um cubo misterioso que o leva a uma dimensão dominada pelos Cenobitas, criaturas horripilantes que se alimentam do sofrimento de suas vítimas.

Em uma das cenas mais famosas do filme, vemos a sorte de Frank acabar. Após escapar do reino alternativo construído em torno de prazeres carnais violentos e extremos, ele consegue restaurar seu corpo deformado com o sangue das vítimas que mata. Os Cenobitas descobrem sua fuga e o encurralam no sótão onde ele está escondido. Ganchos afiados emergem da escuridão e perfuram as mãos, o corpo e o rosto de Frank, forçando-o a uma pose distorcida, semelhante a uma crucificação. Sua pela é puxada até se rasgar, transformando seu rosto em uma massa macabra, por fim, ele é dilacerado. Uma verdadeira visão do inferno.

 

8 – O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974) – Disponível na Darkflix

Poucos elementos na trama e uma boa dose de gore podem ser suficientes para criar uma obra assustadora. Em “O Massacre da Serra Elétrica”, de Tobe Hooper, a jovem Sally Hardesty e alguns amigos se deparam com uma velha casa ocupada pela perturbada família Sawyer. O destaque fica por conta do filho mais velho, carinhosamente chamado de Leatherface devido à máscara feita com pele humana que ele usa enquanto embala sua serra elétrica.

Sua primeira aparição em cena é direta, sem rodeios, o personagem mostra a que veio. Quando Kirk, um dos amigos de Sally, entra na casa em busca de ajuda é surpreendido por grunhidos estridentes de um porco e pela figura imponente de Leatherface. Sem aviso, o vilão ergue uma marreta e desfere um golpe na cabeça da pobre vítima, o som da pancada é repugnante.  Kirk começa a convulsionar e recebe um segundo golpe, desta vez fatal. O assassino arrasta o corpo para dentro e furiosamente fecha uma porta de aço. A cena dura cerca de 20 segundos, tempo suficiente para gerar pesadelos em toda uma geração que assistiu o filme pela primeira vez nos as 1970. Para reforçar o horror, a abertura do filme afirma que a história foi baseada em fatos reais.

 

9 – O EXORCISTA (1973) – Disponível na Darkflix

Mundialmente conhecido como uma das obras mais aterrorizantes do cinema, “O Exorcista” traz vários momentos assustadores. Mas um se destaca, a infame cena da masturbação com um crucifixo. Ela ainda choca por envolver uma criança, um demônio, uma cruz, um padre, xingamentos e vários tabus. Nela, a possuída Regan começa a se golpear entre as pernas com um crucifixo enquanto grita a plenos pulmões: “Let Jesus f*** you!”

Há várias camadas perturbadoras aqui. A voz demoníaca mesclada com os gritos de terror de Regan enquanto ela é violentamente agredida por sua própria mão. O crucifixo – que deveria ser uma arma contra o mal – alegremente empunhado pelo demônio. Além das tentativas da mãe em ajudar a jovem que resultam na entidade agarrando sua cabeça e enfiando-a na virilha ensanguentada de sua filha de 12 anos com as instruções: “Me Lambe”. Um pesadelo.

 

10 -O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982) – Disponível na Darkflix

Considerado por muitos como o avô do subgênero body horror, a obra requintada de John Carpenter não desapontou os fãs. Mesmo sem conseguir gravar todas as sequencias roteirizadas para o filme, por questões orçamentarias e prazos, o resultado final conta com cenas explicitas de horror. “O Enigma de Outro Mundo” acompanha um grupo de pesquisadores da Antártida que se vê em meio a uma luta de sobrevivência contra um alienígena capaz de assumir a forma de qualquer ser vivo.

Quanto um dos integrantes da base sofre um ataque cardíaco, o médico da equipe tenta ressuscitá-lo com desfibriladores. Ao pressionar o aparelho, o tórax do enfartado se abre como uma boca com presas e “morde” os braços do doutor. Esse é só o começo da mutação monstruosa. O socorrista grita e seu sangue jorra de seus membros decepados, enquanto isso uma segunda cabeça com longas pernas de “caranguejo” emerge da cavidade torácica do corpo na maca. Sem outra alternativa, um dos pesquisadores, interpretado por Kurt Russell, usa um lança-chamas para pulverizar a criatura. Bizarro.

 

SUSTO EXTRA!

HALLOWEEN – A NOITE DO TERROR (1978) – Disponível na Darkflix

“Halloween: A Noite do Terror” é um dos filmes de maior sucesso da cena independente americana. O longa marcou época, não apenas pela grande bilheteria, mas por lançar a atriz Jamie Lee Curtis e o diretor Jonh Carpenter ao estrelato.

Nesta obra-prima do terror, acompanhamos o calvário da personagem Laurie Strode para sobreviver ao serial killer mascarado Michael Myers. Depois que todos os seus amigos são mortos pelo maníaco, Laurie procura um lugar seguro para se esconder. Acertou quem disse o armário! Obviamente, não demora muito para ele ser encontrada, Michael chacoalha a porta antes de quebra-la, sua respiração pesada acompanhada pela icônica trilha sonora de Carpenter dão o tom do que está por vir. Confinada em um espaço pequeno, sem ter para onde fugir, a jovem vive momentos de puro horror enquanto luta com o assassino. A sensação claustrofóbica e debilitante é angustiante. Por fim, Laurie consegue revidar com um cabide de metal e alcança a faca que Myers deixou cair.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.