A americana Alamo Drafthouse Cinema vendeu a Mondo, empresa de colecionáveis inspirados na cultura pop, para a Funko. A Mondo é conhecida por seus discos de vinil, jogos e, principalmente, pôsteres de filmes clássicos. Ao longo dos anos, ela se tornou um grande player no mercado de colecionáveis da indústria cinematográfica, sendo uma das preferidas entre os fãs.
A empresa foi fundada em 2001 por Rob Jones e Tim League, mas por inúmeras questões entrou com pedido de falência em 2021. Ela ressurgiu pouco tempo depois após uma parceria uma com a Altamont Capital Partners. A venda da Mondo parece ser parte da reestruturação da empresa.
“Nos últimos meses, procuramos exaustivamente para encontrar um parceiro perfeito que visse o que era único e especial na Mondo e estivesse em posição de investir significativamente na Mondo, nutrir a equipe e promover seu alcance e visão”, disse League em uma declaração, acrescentando: “Funko é exatamente esse unicórnio. A equipe que tornou o Mondo incrível continua unida, fazendo a transição para a Funko e continuará seu mesmo trabalho com a mesma visão criativa. ”
Além dessa negociação, eles também venderam seu selo Drafthouse Films para a distribuidora digital Giant Pictures.
A Mondo fez uma declaração sobre as mudanças que estão por vir:
“Você já deve ter ouvido falar que a Mondo tem uma nova empresa-mãe: a Funko. Vamos conversar a respeito disso.
Por 20 anos, colocamos nossos corações e almas nessa coisinha estranha que Rob Jones e Tim League começaram em um armário no canto de um saguão da Alamo Drafthouse… Eventualmente, abrimos nosso próprio espaço e até começamos nossa própria convenção.
Sempre adoramos seguir nossas paixões e fazer as coisas do nosso jeito, e seremos eternamente gratos à Alamo Drafthouse por apoiar essas paixões e nos ajudar a se tornar o que somos hoje. Mas precisávamos de um barco maior… e é aí que entra a Funko. Eles entendem o que a Mondo é hoje e estão ansiosos para nos ajudar a nos tornar a empresa que queremos ser.
Do lado de fora, o Mondo pode parecer que está mudando…, mas por dentro muitas coisas continuam as mesmas. Continuamos a mesma equipe e nossos objetivos permanecem inalterados. Ainda somos o mesmo bando de esquisitos que compartilham uma obsessão eterna pela cultura popular (e talvez menos popular), e o desejo de fazer coisas legais com os melhores artistas do mundo.
Ainda somos a mesma empresa que começou no lobby de um teatro… só que agora com ainda mais recursos para apoiar nossa visão. Mal podemos esperar para mostrar o que vem a seguir.
Seus (ainda) amigos no Mondo.”
Vamos aguardar o que vem por ai!