Sem categoria

Ed Gein, o notório psicopata que inspirou alguns dos maiores vilões do cinema

Nascido em 27 de agosto de 1906, Ed Gein é talvez um dos psicopatas mais perturbados da história dos Estados Unidos. Embora haja inúmeros assassinos notórios no país, como Jeffrey Dahmer, Ted Bundy e John Wayne Gacy Jr., seus crimes não tiveram um legado tão longevo quanto Gein.

Na verdade, Ed Gein não era um serial killer, mas um ladrão de corpos que tinha obsessão por sua falecida mãe, Augusta, uma fanática religiosa. Quando ela morreu, ele se tornou um homem solitário, continuou vivendo na mesma fazenda e eventualmente trabalhava como faz-tudo em Plainfield, Wisconsin.

Em 1957, depois do desaparecido de Bernice Worden, Gein, que foi a última pessoa a ser vista com a vítima, foi preso. Quando as autoridades revistaram sua casa, não apenas encontraram o corpo decapitado de Worden, mas também um museu de horrores inimaginável.

 

Ed Gein no Tribunal do Condado de Waushara em 21 de novembro de 1957 / Foto: Bettmann

 

Dentro da fazenda havia uma série de partes de corpos humanos, crânios usados ​​como colunas de cama, cestos de lixo e assentos de cadeiras feitos de pele humana, nove vulvas em uma caixa de sapatos, um cinto feito de mamilos, máscaras e uma vestimenta confeccionadas com pele de mulheres. Embora nunca tenha sido confirmado, mitos alegam que Ed também praticou canibalismo.

Após admitir os assassinatos de Bernice Worden e de Mary Hogan, dona de uma taverna, Gein revelou que os “artefatos” encontrados vinham do roubo de cadáveres femininos de cemitérios locais. Em julgamento, Ed foi considerado mentalmente incapaz pelo tribunal. Em 1968, ele foi transferido para um hospital psiquiátrico, onde morreu em 1984, aos 77 anos.

A sua terrível história mudou os estados Unidos para sempre e inspiraram uma série de vilões que se tornaram parte da cultura pop mundial. Ed, e tantos outros assassinos, comprovam que a vida as vezes pode ser bem mais assustadoras que os filmes…

 

Psicose (1960)

Antes de seus crimes, Gein tinha um relacionamento doentio com sua mãe dominadora. Ela criou seus dois filhos – Ed e seu irmão mais velho, Henry – isolados do mundo. Os meninos eram frequentemente maltratados pela mulher que estava convencida que ambos estavam destinados a se tornarem fracassados ​​como seu pai alcoólatra. Tal criação, teve um grande efeito no jovem Ed. Tal qual o enredo de “Psicose”. Entretanto, Norman Bates não foi inspirado diretamente nos noticiários, mas no romance homônimo de Robert Bloch, lançado em 1959.

No filme, uma secretária rouba 40 mil dólares da empresa em que trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga, ela enfrenta uma forte tempestade e decide parar em um velho hotel perto da estrada. O local é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates, que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite sem saber o perigo que a cerca.

 

“Three on a Meathook” (1972)

A tradução do título revela bastante sobre o filme: “Três em um gancho de carne”. Dirigido pelo cineasta William Girdler, o terror se baseia levemente na história de Ed Gein. Na trama, quatro meninas resolvem passar um final de semana à beira de um lago. Ao enfrentarem problemas com o carro, elas são ajudadas por um rapaz misterioso que as atrai para a casa de sua família, onde se estranho pai os aguarda. Como Gein, o patriarca é obcecado pela sua mãe morta, além disso, o assassino também usa ganchos para pendurar suas vítimas. O diretor apresenta uma mistura de romance, assassinato e canibalismo.

 

Confissões de um Necrófilo (1974)

Esta talvez seja a produção mais próxima à história de Gein. “Confissões de um Necrófilo” gira em torno de um fazendeiro de meia-idade de uma comunidade rural do meio-oeste que inicia uma série de assassinatos em série e roubos de túmulos após a morte de sua mãe, uma fanática religiosa que o criou para ser um misógino. Eventualmente, ele passa a usar partes dos corpos de suas vítimas para confeccionar máscaras. Este horror psicológico foi dirigido por Alan Ormsby e Jeff Gillen, e estrelado por Roberts Blossom.

 

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

O longa dirigido por Tobe Hooper foi comercializado como uma história real, mas isso não é verdade, ela foi vagamente inspirada nos crimes de Gein. O diretor usou parte da história para criar o personagem Leatherface, um homem que se esconde por trás de máscaras feitas de pele humana. Embora a família de canibais assassinos do filme não tenha relação direta com Gein, ainda é possível ver elementos como artefatos feitos de corpos, o cadáver mumificado da matriarca e a sugestão de canibalismo. Outro fator é o relacionamento dependente de Leatherface com sua família tóxica, que pode ter sido baseada na convivência entre Gein e sua mãe.

 

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Buffalo Bill, o serial killer de “O Silêncio dos Inocentes” não apenas encontrou origens em Gein, mas também em outros famosos assassinos em série, como Ted Bundy, Gary Heidnik e Ed Kemper. A obsessão de Bill pela pele de mulheres e o desejo de criar uma roupa a partir delas é um aceno direto às ações de Gein, que também queria se vestir com a pele de suas vítimas.

 

Child of God (2014)

Co-dirigido por James Franco, “Child of God” é uma adaptação do livro homônimo de Cormac McCarthy, publicado em 1973. Embora a obra de McCarthy tenha sido inspirada por um assassino real do Tennessee, Estados Unidos, o personagem compartilhava muitas semelhanças com Gein. No filme, o protagonista é um solitário que vive no meio do nada e cuja necrofilia ganha vida depois de encontrar cadáveres em um carro. A trama retrata um sociopata em conflito com a lei e com a comunidade em que vive.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.