Sem categoria

Filmes de horror que causaram desmaios e mal-estar no cinema

“Terrifier 2” estreou nos cinemas dos Estados Unidos no último dia 6 e já deu o que falar. Segundo a revista NME, a sequência do filme de 2016, em que um palhaço maníaco persegue e mata mulheres na noite de Halloween, tem causado desmaios nas salas de cinema. As cenas de violência explicitas regadas à sangue falso levaram a alguns incidentes envolvendo os serviços de emergência.

O produtor do filme, Steve Barton, chegou a compartilhou um aviso em suas mídias sociais: “Este filme contém cenas de violência gráfica e representações brutais de horror. Os espectadores com coração fraco, propensos a tonturas ou estômagos fracos são aconselhados a ter extrema cautela. Já houve vários casos de desmaios e vômitos nos cinemas. Para aqueles que optarem por continuar, considere-se avisado. ”

Mas essa não é a primeira vez que algo desse tipo acontece. Filmes de terror veem causado a perda súbita da consciência em sua audiência há décadas, seja pelos sustos, tensão ou violência extrema. Ao longo dos anos, houve vários casos documentados de desmaios durante exibições. Conheça agora alguns dos filmes que alcançaram esse feito. Você tem coragem?

 

Grave (2016)

A trama do longa francês “Grave” acompanha Justine, uma jovem vegetariana que se matricula na conceituada Universidade Saint-Exupéry para cursar veterinária. Após passar por um sangrento trote organizado pelos veteranos da escola, Justine desenvolve um desejo ardente por carne humana. Além dos elogios da crítica, o filme ganhou atenção quando paramédicos tiveram que ser chamados durante sua exibição no Festival Internacional de Cinema Toronto (TIFF) em 2016, pois vários membros da plateia desmaiaram.

 

Psicose (1960)

Antes de se tornar um clássico, “Psicose” alcançou fama pelo alvoroço causado entre o público. Os jornais dos anos 1960 noticiaram que pessoas haviam desmaiado durante as sessões do filme mais aclamado de Alfred Hitchcock. A cena responsável pelo mal-estar não é particularmente assustadora nos dias de hoje, mas naquela época, com certeza, deixou as pessoas horrorizadas.

O esfaqueamento no chuveiro causou o mal-estar, embora o filme em preto e branco tenha suavizado o impacto do sangue. Atualmente, o assassinato não causa tanto medo, mas naquele tempo não era comum ver uma morte retratada com tantos detalhes.

 

Irreversível (2002)

Incrivelmente controverso, o filme “Irreversível”, provocou reações dramáticas entre os espectadores, graças à sua violência implacavelmente brutal, incluindo uma cena gráfica estendida de agressão sexual. De acordo com a BBC News, na sua estreia no Festival de Cinema de Cannes, 250 pessoas deixaram a sessão, mas isso não é tudo: “Os bombeiros tiveram que administrar oxigênio a 20 pessoas que desmaiaram durante o filme”.

 

O Exorcista (1973)

Um verdadeiro clássico que presentou abordagens que mais tarde se tornariam o cânone do terror. Antes de seu lançamento, nenhum outro filme se concentrou em um exorcismo, e é justo dizer que, depois de todo esse tempo, nenhum outro filme fez uma representação tão perturbadora do tema. “O Exorcista” é escandaloso, grotesco e horripilante, e embora essas características não costumam resultar em um filme aclamado pela crítica, a obra ainda hoje se mantém como um dos filmes mais importantes da história do cinema. As reações do público, em que as pessoas choraram, estremeceram e desmaiaram, provam o quão inovador ele foi.

 

A Bruxa de Blair (1999)

 “A Bruxa de Blair” foi, sem dúvida, enervante para o público, particularmente para aqueles que não estavam familiarizados com o gênero de found footage e não tinham certeza de quão real era a coisa toda. As filmagens com a câmera portátil eram angustiantes, como o jornal The Globe and Mail relatou, “o trabalho de câmera no filme de terror de baixo orçamento foi desorientador o suficiente para fazer com que alguns membros da plateia vomitassem”.

 

Canibais (2013)

Eli Roth, de “O Albergue” e “Cabana do Inferno”, também é responsável por este horror de 2013. O longa acompanha um grupo de ativistas em uma viagem ao Peru, nas entranhas da floresta Amazônica. Em uma grande reviravolta, as estudantes sofrem um acidente de avião e os sobreviventes precisam lidar com os horrores e costumes canibais dos indígenas locais. O filme conta com os efeitos práticos eficientes e nauseantes que causaram alguns desmaios durante sua exibição.

 

Monstros (1932)

O terror “Monstros” tem sido objeto de várias controvérsias desde seu lançamento em 1932. Mas a alegação mais chocante contra o filme aconteceu após a exibição de teste inicial: uma mulher processou a MGM, alegando que o conteúdo horrível do filme a fez sofrer um aborto espontâneo. Dirigido por Tod Browning, considerado o mestre do grotesco, a história acompanha o dia a dia de personagens circenses. Para o elenco, Browning escalou artistas de circo com deformidades reais em uma obra que os retratavam como monstros aos olhos da sociedade, enquanto os personagens de estética padrão apresentavam um caráter, digamos duvidoso.

 

Vingança (2017)

Há muitos momentos no thriller francês “Vingança”, mas uma cena – na qual um personagem tenta remover um caco de vidro do corpo – é quase impossível de assistir. Durante a sua exibição no Festival Internacional de Cinema Toronto (TIFF) pelo menos um membro da plateia se sentiu mal o suficiente para exigir atenção médica.

 

Centopeia Humana (Franquia de 2009 a 2015)

As vezes nos perguntamos se determinado filme deveria ter sido feito para inicios de conversa, e quando vemos, há uma trilogia com uma trama, digamos nauseante. Centopeia Humana pode ser resumida pelo seu título que entrega o mote da franquia. A maioria das pessoas nunca conseguiu assistir ao trailer do primeiro filme, imagine então, toda a franquia. Com o objetivo claro de chocar o espectador, a história acompanha duas turistas que são sequestradas para fazerem parte de uma experiência doentia: criar uma centopeia humana conectando três pessoas pelos seus sistemas digestórios. O longa causou (e ainda causa) náuseas, mal-estar e repulsa entre o público.

Todos os filmes estão disponíveis na Darklix! Quais outros títulos deveria figurar nesta lista?

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.