Sem categoria

Darkflix exibe programação on-line da mostra “Djanho” a partir desta sexta

A partir desta sexta-feira, dia 28, a plataforma Darkflix exibe a programação on-line da “DJANHO! Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba”. O evento hibrido teve início no dia 13 de outubro com sessões presenciais em bairros distantes da região central de Curitiba e no Cine Passeio. O público teve acesso gratuito à 36 obras de 16 países diferentes. A mostra presencial termina dia 29, dando vez às exibições digitais.

A seleção on-line é formada por dois longas-metragens e 33 curtas divididos por categoria, entre eles estão “O Último Aviso”, Reporte Aqui”, “Be Quiet”, “Ardemis”, “Do Delírio ao Mundo”, “Exorcizamus Te” e “A Seita”. O longa brasileiro “A Cidade dos Abismos”, de Priscyla Bettim, Renato Coelho e o estrangeiro “OPal”, do diretor francês Alain Bidard compõem a programação. Todos os filmes estarão liberados até 3 de novembro.

Para assistir ao conteúdo on-line, é preciso realizar um cadastro gratuito em www.darkflix.com.br e ativar a assinatura para o festival (não é necessário efetuar nenhum pagamento). Ao acessar o site com seu usuário logado, basta buscar os filmes do festival, que estarão na categoria DJANHO, e clicar sobre o que deseja assistir. Em seu primeiro acesso, surgirá o texto “CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES”. Você deverá clicar em “Ver Planos” e, depois, em “Assinar gratuitamente”. Assim, sua conta dará acesso aos títulos da mostra.

Os curtas-metragens da Djanho estão divididos entre: Brazucas 1, Brazucas 2, Coreto, Gringos 1, Gringos 2, Proibidão e Oficina do Djanho. Eles são exibidos em sequência, um após o outro, dentro de cada categoria.

 

Cena do curta “Fantasma Magnético”, de Rafael Van Hayden / Imagem: Djanho

 

A MOSTRA

 

Criada em 2013 pelo cineasta Paulo Biscaia Filho, a DJANHO! era antes conhecida como Grotesc-O-Vision e foi, por várias edições, realizada em paralelo com a Zombie Walk Curitiba. Aos poucos, o evento cresceu e se tornou independente. A maturidade plena chegou em sua quinta edição, quando foi rebatizado. “Djanho” é uma gíria curitibana que denota alguma coisa demoníaca ou infernal. “Piá do Djanho” por exemplo significa “garoto do demônio”. O termo tem origem em Portugal com a expressão Dianho que por sua vez parece descender de Janus, a entidade de duas faces da mitologia romana.

Um dos grandes destaques da edição de 2022 é que ela ocorre em diferentes formatos, com projeções ao ar livre em bairros de Curitiba distantes da região central, exibições no Coreto Digital do Passeio Público e em salas do Cine Passeio e da Cinemateca. Parte da mostra também estará disponível gratuitamente na plataforma Darkflix.

“Mais do que nunca, o cinema independente de horror precisa se encontrar com públicos diversos. O gênero fantástico é uma porta para a imaginação e a criatividade. O festival nasce como um evento de realizadores para realizadores, veteranos e novatos. Sustentamos este ideal”, diz Biscaia, que também é o realizador de longas como “Nervo Craniano Zero” e “Virgin Cheerleaders in Chains”.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.