Sem categoria

MIS abre vagas para curso sobre “A história do cinema de horror negro”

Já estão abertas as inscrições para o curso “A história do cinema de horror negro” que será realizado em formato on-line pelo MIS – Museu da Imagem e Som. As aulas têm início no dia 7 de março e se dividem em três módulos. O conteúdo será ministrado por Carlos Primati, Queops Negronski e Tati Regis, nomes conhecidos entre o cenário brasileiro das produções de horror e fantasia.

O curso abordará a presença de pessoas negras, afrodescendentes ou afro-americanos, em filmes de horror produzidos nos Estados Unidos (e, eventualmente, Inglaterra) desde as primeiras décadas até o cenário contemporâneo, pontuando a significativa transformação de personagens estereotipados e caricatos (como as comédias das décadas de 1940, com Mantan Moreland e Willie Best), aos filmes “com negros” (nos quais há pessoas negras em cena, mas sem se aprofundar em sua cultura e seus valores) e filmes “de negros” – quando finalmente o protagonismo se fez relevante e temas como racismo passaram a ser abordados, tendo pessoas pretas em papéis centrais, e não apenas como vítima, coadjuvantes ou figurantes.

 

Grace Jones em “Vamp” (1986), de Richard Wenk / Imagem: Reprodução

 

O panorama destacará obras-primas do horror como “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), primeiro filme do gênero com um ator negro encabeçando o elenco, e os monstros clássicos reimaginados como ícones black, no movimento Blaxploitation da década de 1970. A produção comercial (e autoral) dos últimos dez anos também terá destaque, quando obras de enorme impacto como “Corra!” e “Nós”, de Jordan Peele, propuseram uma reavaliação do papel de afrodescendentes na sociedade e no próprio cinema, ao mesmo tempo que diretoras, na condição de mulheres pretas, trouxeram novas visões para o gênero.

As aulas serão ministradas por Carlos Primati e Queops Negronski, com participação de Tati Regis em algumas aulas. Primati é pesquisador de cinema fantástico em todas suas vertentes; Queops e Tati desenvolvem conteúdo relacionado a filmes e séries de terror, destacando o protagonismo negro.

O curso é composto por 03 módulos, realizados nos dias 07, 10, 14, 17, 21, 24, 28, 31 de março, 04, 11, 14, 18 de abril, terças e sextas, das 19h às 21h. As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom). Para informações sobre o conteúdo, valores e inscrições, clique aqui.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX+ está disponível em diversos sistemas operacionais e dispositivos de Smart TVs, como o Tizen, webOS, Roku, Android TV, Chromecast, além de iOS e Android (mobile), entre outros.