Sem categoria

10 Filmes de horror que originalmente teriam finais muito mais sombrios

Filmes de terror normalmente não têm um final feliz, faz parte da essência do gênero, deixar os espectadores perturbadores ou abalados após sair do cinema ou acender a luz da sua sala.

Porém, eventualmente algumas obras apresentam um final alternativo para não chocar o público, seja porque a exibição teste não teve a aceitação esperada, ou mesmo evitar receber uma classificação etária desfavorável para as bilheterias. Nestes casos, os cineastas percebem que sua visão inicial é muito pesada e optam por uma resolução mais aceitável e comercial. Vamos conhecer algum destes casos, mas cuidado, há spoilers!

 

A Morte te dá Parabéns (2017)

“A Morte te dá Parabéns” foi um sucesso que combinou o loop infinito de “Feitiço do Tempo” com o gênero de terror. No filme, a universitária Tree tem que reviver o dia em que foi assassinada até que consiga resolver o mistério para ter sua vida de volta.

No final original, Tree acorda e começa a viver seu dia como se tivesse conseguido escapar, mas é morta uma última vez (de forma definitiva). O diretor Chris Landon contou em entrevista que teve que mudar o desfecho o público que assistiu à exibição teste ficou furioso.

 

Você é o Próximo (2011)

Caso já tenha visto “Você é o Próximo” – a versão sombria de “Esqueceram de Mim” – sabe que o filme termina com Erin derrotando um grupo de assassinos mascarados com suas habilidades de sobrevivência. No final, um policial aparece e quase é morto por uma armadilha. No entanto, na versão original, o tal policial entraria na casa e acabaria matando Erin, acabando com o legado da heroína.

 

O Apanhador de Sonhos (2003)

Nesta adaptação da obra de Stephen King, um grupo de amigos é lentamente dominado por um alienígena que planeja acessar o abastecimento de água do mundo e destruir a humanidade. O filme termina com um confronto entre os amigos sobreviventes, em que um deles mata o último verme alienígena. Na versão lançada em DVD, o personagem de Donny Walberg usa um poder especial para eliminar o alien, e então morre de leucemia. A cena final mostra seus amigos visitando seu túmulo.

 

Extermínio (2002)

“Extermínio”, de Danny Boyle, coloca o público em um estado de choque emocional. O protagonista do filme, Jim, interpretado por Cillian Murphy, acorda em um hospital um mês depois que a Inglaterra foi vítima de um vírus que transforma as pessoas em maníacos enfurecidos. No final do filme, Jim é atacado por um soldado, mas acaba se recuperando. Ele e o resto dos sobreviventes se mudam para uma cabana onde esperam que os infectados morram, mas esse não é o final originalmente.

Inicialmente, Jim sabe que está morrendo e decide deixar seus amigos na cabana. Em outro final alternativo, o protagonista morre em um hospital abandonado após seus amigos não conseguirem salvar sua vida.

 

Uma Noite Alucinante 3 (1992)

O terceiro filme da franquia de “Evil Dead” é famoso por ter vários cortes alternativos. O final que chegou ao cinema mostra Ash com o Necronomicon, recitando uma frase mágica (Klaatu Barada Nikto) e voltando ao seu tempo presente no S-Mart. O final original era muito mais sombrio. Sam Raimi queria terminar o filme fazendo Ash viajar para o futuro, levando-o a uma Hellscape pós-apocalíptica deprimente.

 

A Bruxa de Blair (1999)

O final de “A Bruxa de Blair” já é bastante sombrio. Todo mundo é “provavelmente” morto pela tal bruxa e não há uma resolução, o público fica se perguntando o que realmente aconteceu. Depois que os direitos da obra foram comprados pela Artisan Entertainment, o diretor conseguiu filmar alguns finais alternativos, e um deles mostra Mike pendurado por um laço antes de Heather ser morta fora das câmeras. O resultado final é basicamente o mesmo, mas com mais alguns detalhes.

 

Despertar dos Mortos (1978)

O filme de George A. Romero acompanha um grupo de pessoas que se reúnem em um shopping center depois que sua cidade é invadida por zumbis. Uma vez lá, eles enfrentam a horda sem fim de mortos-vivos e o longa termina com os dois últimos personagens sobreviventes lutando para chegar a um helicóptero no telhado do shopping, ambos dão resgatados.

Originalmente, Peter e Francine deveriam tirar suas próprias vidas. O final nunca foi filmado, mas o mestre dos efeitos práticos, Tom Savini, chegou a fazer uma gravação de teste.

 

Carrie – A Estranha (2013)

O remake de “Carrie – A Estranha” lançado em 2013 certamente não é a adaptação favorita dos fãs. Mas talvez, o final alternativo tivesse mudado a opinião de algumas pessoas. Na versão original, Sue dá à luz em um hospital, Mas algo parece dar errado e uma mão irrompe de dentro dela. Claro, é apenas um pesadelo, mas insinua que seu bebê pode ser a reencarnação de Carrie.

 

A Morte do Demônio (2013)

O remake de “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” leva o público a uma montanha-russa de emoções através de cenas sangrentas até que Mia, a protagonista, finalmente enfrenta uma versão demoníaca de si mesma. Enquanto uma chuva de sangue cai na floresta, Mia precisa se matar para viver. A versão exibida nos cinemas termina com Mia rastejando para longe do copro do demônio.

Em um dos finais alternativos, a jovem é resgatada por um morador da região e adormece na traseira da caminhonete dele. À medida que a câmera aumenta o zoom, os olhos de Mia se abrem e revelam que ela ainda está possuída.

 

Corra! (2017)

“Corra!” tem um dos finais mais intensos da história recente do cinema. Ma trama, Chris escapa de um porão pouco antes de seu corpo ser “comprado em um leilão” por um negociante de arte cego. Se isso já não bastasse, ele ainda precisa eliminar sua namorada. Quando ele se livra da megera, luzes vermelhas e azuis começam a piscar por trás de sua cabeça, sinalizando a chegada das autoridades. Felizmente, é apenas seu amigo segurança Rod, que finalmente adiciona um pouco de leviandade à situação.

Mas esse não seria o final do longa. Inicialmente, a polícia apareceria no lugar de Rod, e Chris seroa preso, incapaz de convencer ninguém da verdade. O diretor Jordan Peele sentiu que esse final não seria gratificante para os espectadores, então decidiu terminar a história de forma mais “positiva”.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX+ está disponível em diversos sistemas operacionais e dispositivos de Smart TVs, como o Tizen, webOS, Roku, Android TV, Chromecast, além de iOS e Android (mobile), entre outros.