Sem categoria

Aniversariante do dia: Júlio Bressane

Julio Bressane, um dos principais nomes do Cinema Marginal Brasileiro, completa 77 anos.

Nascido no Rio de Janeiro, Bressane iniciou sua jornada na indústria cinematográfica em 1965 como assistente de direção de Walter Lima Júnior. No ano seguinte debutou como diretor com os curtas-metragens documentais “Lima Barreto – Trajetória” e “Bethânia Bem de Perto”. Em 1967, dirigiu seu primeiro longa, “Cara a Cara”, obra influenciada pelo Cinema Novo, em especial pelos filmes de Glauber Rocha.

No final dos anos 1970, criou em parceria com o cineasta Rogério Sganzerla, a produtora Belair. Passaram a produzir filmes de orçamento e prazos limitados lançando “O Anjo Nasceu” e “Matou a Família e Foi ao Cinema” em 1969. Polêmico, o longa “Matou a Família e Foi ao Cinema”, foi retirado das salas de cinema pela censura, que engavetou o filme.

No mesmo ano, após a norte do militante político Carlos Marighella, Bressane decide se exilar em Londres na companhia de Sganzerla e da atriz Helena Ignez depois de ser acusado de manter ligações com Marighella pelo regime militar.

O cineasta retornou ao Brasil em 1972 com o filme “Memórias de um Estrangulador de Loiras” na bagagem. Retomou a produtora Belair apostando em cinema rudimentar na produção, mas criativo no conceito.  Ao longo dos anos, foi contemplado com diversos prêmios no Festival de Brasília, com filmes como “Tabu” (1982), “São Jerônimo” (1999) e “Dias de Nietzsche em Turim” (2001).

Bressane também enveredou pela literatura com o livro de ensaios “Alguns” e “Fotograma”. Entre curtas e longas-metragens, o cineasta dirigiu 42 obras. Seu trabalho mais recente é o filme “Capitu e o Capítulo” (2021), em que aborda de forma livre a obra de Machado de Assis, “Dom Casmurro”.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX+ está disponível em diversos sistemas operacionais e dispositivos de Smart TVs, como o Tizen, webOS, Roku, Android TV, Chromecast, além de iOS e Android (mobile), entre outros.