Sem categoria

Série “Galeria do Terror”, de Rod Serling, chega à Darkflix+ em alta definição

“Galeria do Terror” (Night Gallery), série americana de terror e suspense criada, produzida e apresentada por Rod Serling, também responsável por “Além da Imaginação” (The Twilight Zone), chega à Darkflix+ em alta definição (HD).

Lançada em 1969, a obra foi exibida até 1973, totalizando três temporadas e 49 episódios. A ideia para a série surgiu da colaboração entre Serling e o produtor Jack Laird. Eles queriam criar uma antologia que apresentasse histórias de terror e fantasia, assim como em “Além da Imaginação”. A principal diferença entre as duas é que “Galeria do Terror” apresentava histórias visuais acompanhadas por uma narração em off de Serling, enquanto na sua precursora ele aparecia diante da câmera para apresentar as tramas. Eles mostraram a ideia para a NBC e a série logo foi encomendada, indo ao ar em 8 de novembro de 1969.

 

 

A obra foi recebida de forma positiva pelo público. Embora a audiência não tenha sido tão alta quanto a de “Além da Imaginação”, a série ainda conseguiu manter um público satisfatório e atraiu fãs fiéis. Ao longo de suas temporadas foi indicada para vários prêmios, incluindo dois Emmys.

Quanto aos críticos, a recepção foi mista. Alguns elogiaram as histórias assustadoras e a atmosfera sombria, enquanto outros a criticaram por ser menos consistente e memorável do que “Além da Imaginação”. E embora Rod Serling fosse conhecido por ser um perfeccionista e muitas vezes insatisfeito com a qualidade de seus próprios trabalhos, o cineasta não respondeu diretamente às críticas recebidas, mas acredita-se que ele tenha levado em consideração as avaliações negativas e tenha aprimorado as temporadas subsequentes.

 

 

Regularmente, as tramas eram adaptações de contos de autores clássicos como H. P. Lovecraft, Robert Bloch, Algernon Blackwood, Richard Matheson, George Langelaan, A. E. Van Vogt e August Derleth, bem como obras originais, muitas das quais escritas pelo próprio Serling.

Sobre o elenco de “Galeria do Terror”, Serling contou com a participação de atores prestigiados ao longo de suas três temporadas. Nomes como Joan Crawford, Vincent Price, Diane Keaton, Leonard Nimoy, Burgess Meredith, Mickey Rooney, Barbara Bel Geddes, e Leslie Nielsen, fizeram parte do elenco da série. Alguns episódios também dispuseram da direção de cineastas renomados, como Steven Spielberg e Guillermo del Toro.

Com episódios memoráveis e assustadores, é difícil apontar os que fizeram maior sucesso entre o público, no entanto, alguns se destacaram, como “The Doll of Death”, episódio de maior audiência da série, “The Boy Who Predicted Earthquakes”, “Quoth the Raven”, “They´re Teargin Down Tim Riley´s Bar” e “Pickman´s Model”, sendo os dois últimos indicados ao Emmy.

 

 

Certamente, “Galeria do Terror” foi uma série importante para o gênero de terror e ajudou a estabelecer o legado de Rod Serling como um dos maiores escritores e produtores de televisão de todos os tempos.

O roteirista americano iniciou a carreira de escritor logo após retornar da Segunda Guerra Mundial. Atuou como roteirista de rádio em Chicago e em pouco tempo passou a trabalhar na televisão. Em meados da década de 1950, escrevia roteiros para programas como “Kraft Television Theatre” e “Playhouse 90”. Ficou nacionalmente conhecido com a criação da série “Além da Imaginação” (1959), que apresentava histórias de ficção científica, suspense, fantasia e terror. A primeira versão teve cinco temporadas e 156 episódios. Serling também escreveu roteiros para vários filmes, incluindo “O Planeta dos Macacos” (1968).

Serling era fascinado pelo desconhecido e o inexplicável, e usava o gênero fantástico como uma ferramenta para explorar seus interesses e abordar temas sociais e políticos de uma forma mais acessível e palatável para o público em uma época em que essas pautas eram frequentemente evitadas. Ativista pelos direitos civis e um defensor da liberdade de expressão, ele acreditava que histórias fantásticas eram uma forma eficaz de transmitir mensagens importantes e provocar reflexões sobre a natureza humana.

 

 

Embora ele tenha escrito para outros gêneros ao longo de sua carreira, como dramas e comédias, é justamente por suas séries de terror e fantasia que ele é mais lembrado e reconhecido, sendo indicado ao Emmy várias vezes ao longo de sua carreira (ganhou seis vezes), incluindo um Emmy póstumo em 1975.

O roteirista faleceu em 1975 aos 50 anos em decorrência de complicações em uma cirurgia, mas seu legado na televisão e na cultura popular continua vivo até hoje.

A Primeira temporada de “Galeria do Terror” já está disponível para assinantes na plataforma da Darkflix+.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX+ está disponível em diversos sistemas operacionais e dispositivos de Smart TVs, como o Tizen, webOS, Roku, Android TV, Chromecast, além de iOS e Android (mobile), entre outros.